A matéria foi uma das vencedoras do 10º Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público

Reportagem sobre desafios da educação recebe prêmio

Matéria produzida pela TV Assembleia fez parte de uma série sobre as eleições municipais de 2016.

23/06/2017 - 16:40 - Atualizado em 04/07/2017 - 16:50

A reportagem Desafios da Educação nos Municípios, da TV Assembleia, é uma das vencedoras do 10º Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público, na categoria Reportagem de Televisão, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.

A matéria, feita pelo produtor Randy Razuk, pela repórter Cláudia Gabriel, pela editora Angélica Nascimento e outros 13 profissionais, está entre os 15 trabalhos de jornalistas premiados.

O trabalho premiado da TV Assembleia faz parte de uma série de reportagens realizadas no ano passado, pela emissora do Legislativo mineiro, para as eleições municipais.

Segundo o produtor Randy Razuk, a reportagem de 12 minutos foi um dos produtos jornalísticos pensados para a cobertura das eleições, um dos diferenciais da TV Assembleia. “O objetivo era orientar o eleitor, de uma maneira didática e completa, para que ele pudesse fazer suas escolhas para vereador e prefeito da melhor forma possível”, disse.

As servidoras Cláudia Gabriel e Angélica Nascimento também destacam que a proposta da reportagem é estimular uma reflexão sobre o que realmente cabe às prefeituras nas mais diversas áreas.

"O prêmio é um reconhecimento desse trabalho coletivo na TV Assembleia. Ele mostra que estamos cumprindo o papel de uma TV Legislativa, de gerar reflexão no telespectador para que ele exerça a cidadania de uma forma consciente", afirma Cláudia.

Abordagem - A matéria tratou das competências dos municípios relativas à educação pública, fez um diagnóstico e abordou os desafios na área, entre eles, os recursos financeiros, a oferta de vagas nas creches, na pré-escola e no ensino fundamental, a valorização dos educadores, a gestão democrática e a educação de qualidade.

Assista à reportagem premiada: