Participação Popular debate sucateamento do Cefart

Audiência pública vai abordar problemas do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado.

23/06/2017 - 14:34

O sucateamento do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) da Fundação Clóvis Salgado motiva audiência pública no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na próxima quinta-feira (29/6/17), às 19h30. O evento é promovido pela Comissão de Participação Popular.

O requerimento é da vice-presidente da comissão, deputada Marília Campos (PT), e atende à solicitação do movimento Menos Palácio Mais Artes e de alunos do curso de teatro do Cefart. O curso tem cerca de 600 alunos matriculados nas áreas de música, teatro, dança, artes visuais e tecnologias do espetáculo, atendidos por 46 educadores efetivos. Contudo, segundo a parlamentar, as aulas na instituição estariam sendo prejudicadas pela demora na reposição do quadro docente.

“Estou trabalhando junto aos alunos e à comunidade artística para buscar soluções para que a reposição dos professores ocorra o mais rápido possível e para viabilizar em conjunto com a Fundação Clóvis Salgado (FCS) e as Secretarias de Planejamento, de Educação e de Cultura canais institucionais para avançarmos na questão”, diz Marília.

A Fundação Clóvis Salgado é uma instituição cultural do Governo de Minas, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, e tem como atribuições o fomento à criação, à formação, à produção e à difusão da arte e da cultura no Estado.

Na última segunda-feira (19), a deputada Marília Campos visitou o Palácio das Artes, onde fica a sede da fundação, para conhecer os projetos previstos ou em execução e convidar a direção da instituição a participar da audiência na Assembleia.

“Coloquei-me à disposição para ajudar no diálogo entre a fundação e seus estudantes na construção de soluções que resolvam os impasses existentes e ajudem a avançar ainda mais a área cultural”, ressalta Marília.

Convidados – Entre os convidados para a reunião está o ator e diretor de teatro Francisco Paulo Pelúcio, diretor do Galpão Cine Horto e ex-presidente da Fundação Clóvis Salgado, que já confirmou presença.

Também foram convidados a participar da reunião vários outros representantes da área cultural e da classe artística, entre eles a atriz e vereadora de Belo Horizonte Cida Falabella, além de Vilmar Pereira de Sousa, diretor do Cefart, e Walmir José Ferreira de Carvalho, diretor de teatro e um dos fundadores da Escola de Teatro do Cefart.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.