Matéria tem como foco mulheres com alto risco de desenvolver o câncer de mama - Arquivo ALMG

Audiência aborda mapeamento genético de câncer de mama

Comissão de Saúde discute projeto que garante a realização de teste genético pelo SUS.

23/06/2017 - 10:25

Com o objetivo de debater o Projeto de Lei (PL) 18/15 que trata do mapeamento genético pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de mulheres com elevado risco de desenvolver câncer de mama, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública nesta quarta-feira (28/6/17), às 9 horas, no Plenarinho III.

O vice-presidente da comissão, deputado Doutor Wilson Batista (PSD), solicitou a realização da reunião. Ele é também autor da proposição, que tem como objetivo assegurar o acesso, pelo SUS, ao teste genético que identifica a mutação no gene BRCA às mulheres que forem classificadas em laudo médico como tendo alto risco de desenvolver o câncer de mama.

De acordo com Doutor Wilson Batista, as pesquisas médicas indicam que as mulheres portadoras de mutação no gene BRCA possuem grande possibilidade de desenvolvimento da doença. Para ele, a realização do teste pelo SUS possibilita que as mulheres com alto risco possam optar por realizar a cirurgia profilática, o que reduz em mais de 90% a possibilidade de desenvolvimento da doença.

O projeto também estabelece que são consideradas mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama aquelas com histórico familiar de incidência da doença em parentes de primeiro grau (mãe, irmãs e avós), que desenvolveram o câncer antes dos 50 anos de idade.

A proposição aguarda análise da Comissão de Saúde em 1º turno, antes de ser apreciado no Plenário.

Foram convidados para participar da audiência médicos e especialistas sobre o assunto, entre outros.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.