Campus de Machado do IFsuldeminas receberá homenagem - Arquivo ALMG

Assembleia homenageará 60 anos de fundação do campus Machado

Reunião Especial acontece nesta segunda (26), às 20 horas, no Plenário da Assembleia.

23/06/2017 - 10:17

Os 60 anos de fundação do campus Machado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas será homenageado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta segunda-feira (26/6/17), às 20 horas. A Reunião Especial, no Plenário, atende a requerimento do deputado Ulysses Gomes (PT).

Para o parlamentar, o desenvolvimento e crescimento do Sul de Minas sempre estiveram vinculados às instituições de ensino, que recebem alunos de toda a região e de outros estados, oferecendo educação de qualidade para a formação de grandes profissionais. "O campus Machado do IFsuldeminas é uma dessas instituições. Por isso, é importante celebrar os 60 anos da sua fundação por meio dessa solenidade. Uma homenagem merecida a um dos polos de ciência, tecnologia e educação de Minas Gerais”, afirmou.

Instituto – Inaugurado no dia 3 de julho de 1957, a criação da Escola de Iniciação Agrícola de Machado, como era chamada no início, fez parte de uma ampla política de valorização do trabalhador e da educação rural. Os projetos educacionais da escola, tinham como objetivo a modernização do campo.

Com a reformulação e a expansão da Rede Federal de Ensino, em 2008, a Escola Agrotécnica Federal de Machado se uniu com o campus de Inconfidentes e de Muzambinho, formando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Com a expansão, o campus Machado ampliou sua oferta de cursos, atendendo a educação superior.

Atualmente, o campus possui característica própria, voltada ao ensino de ponta e apoiando o pequeno produtor rural, por meio de pesquisa e extensão, desenvolvendo projetos, como programa de bolsas e intercâmbio com vários países. Ainda participa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID).

O campus ainda realiza diversas ações com suporte da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento e Ensino de Machado (Fadema), instituição credenciada ao Ministério da Educação e que é parceira do Instituto Federal do Sul de minas. Ainda oferece cursos técnicos em Agropecuária, Alimentos e Informática; Técnico em Administração e em Segurança do Trabalho.

Ensino superior - Já quanto ao ensino superior disponibiliza bacharelado em Administração, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Agronômica, Sistemas de Informação e Zootecnia. Na licenciatura, oferece Ciências Biológicas e Computação.

Na pós-graduação, oferta cursos em Cafeicultura Empresarial e Produção Animal. No strictu sensu, mestrado em Alimentos.