Reunião será na sede do Grupo de Artesãos de Belisário em Muriaé - Arquivo ALMG

Ameaça de morte a frei leva deputados a Muriaé

Religioso teria sido abordado por sua atuação contrária à exploração de bauxita na região.

23/06/2017 - 10:18

Os parlamentares da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizam, nesta segunda-feira (26/6/17), em Muriaé (Zona da Mata), uma audiência pública, com o objetivo de debater a ameaça de morte sofrida por frei Gilberto Teixeira, no dia 19 de fevereiro deste ano, em razão de sua atuação contrária à ampliação dos projetos de mineração de bauxita no distrito de Belisário, na Serra do Brigadeiro.

A atividade atende a requerimento do presidente da comissão, deputado Cristiano Silveira (PT), e acontece na sede do Grupo de Artesãos de Belisário (Rua Cel. Luciano Alves Pereira, 900). Segundo relatos do religioso, após a celebração de uma missa, o franciscano da Fraternidade Santa Maria dos Anjos e responsável pela Paróquia de Belisário, teria sido abordado por um homem armado que o ameaçou devido aos seus posicionamentos contrários aos projetos das mineradoras.

A região da Serra do Brigadeiro é conhecida nacionalmente por sua rica biodiversidade, amplas áreas preservadas de Mata Atlântica, belezas naturais e uma agricultura familiar e camponesa consolidada com forte matriz agroecológica. Além disso, abriga a segunda maior reserva de bauxita do País, o que despertou, desde a década de 80, o interesse de mineradoras em explorar as jazidas minerais.

Há 20 anos, as comunidades e organizações populares do entorno da Serra do Brigadeiro se mobilizam contra os impactos ambientais e sociais gerados pela mineração de bauxita na região, que tem à frente a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), pertencente ao grupo Votorantim.

Nos últimos meses, a luta histórica das comunidades se intensificou, principalmente em razão dos projetos que preveem a ampliação da mineração no distrito de Belisário. Essa luta seria fruto da articulação dos movimentos apoiados pelo frei Gilberto Teixeira.

Para a reunião, foram convidados secretários de Estado, representantes da Polícia Civil, Ministério Público, autoridades locais, militantes de direitos humanos, além do próprio frei Gilberto Teixeira.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.