João Vítor Xavier criticou decisão do PSDB de permanecer na base do governo Temer
Antônio Jorge falou sobre instruções normativas do Ministério da Agricultura para combater pragas
João Leite convidou para Reunião Especial de Plenário em celebração aos 60 anos da presença japonesa no Estado
Cristiano Silveira apontou o aprofundamento da crise política que vive o País

Oradores – Reunião Ordinária de Plenário de 13/6/17

Críticas ao apoio do PSDB a Temer, produção de frutas na Zona da Mata e elogios aos japoneses pautaram os discursos.

13/06/2017 - 17:25 - Atualizado em 13/06/2017 - 18:46

PSDB I
O deputado João Vítor Xavier (PSDB) criticou o próprio partido pela decisão de permanecer “no cambaleante governo Temer”. Segundo o parlamentar, ao decidir verticalmente, sem consultar as bases e a militância, o PSDB não seguiu os princípios democráticos e, mais uma vez, cometeu um equívoco em sua história recente. João Vítor Xavier apontou como uma incoerência o fato de o partido, há um ano, ter decidido participar do governo que pouco antes questionara judicialmente, ao pedir a anulação da chapa Dilma-Temer. Incoerência essa reforçada agora, em sua opinião, com a decisão de permanecer "nesse governo já morto, embora não sepultado”. A medida, disse, destoa das origens do PSDB histórico, de Franco Montoro e Mário Covas. “Lamento profundamente a decisão do partido de compactuar com um governo que não tem razão de ser ética e moral. O PSDB não perde a mania do caciquismo, distanciando-se das ruas em troca de espaço no governo. Isso é fisiologismo”, concluiu.

 

Prejuízos rurais
O impacto social sobre produtores de frutas cítricas nos municípios de Astolfo Dutra e Dona Euzébia (Zona da Mata), em razão de instruções normativas do Ministério da Agricultura para combater pragas, foi o tema do pronunciamento do deputado Antônio Jorge (PPS). Embora favorável às medidas, o parlamentar lamentou que o ministério não tenha dado um prazo para que os produtores possam se organizar a fim de atender às exigências, que envolvem grandes investimentos, como a construção de estufas. Segundo ele, por trás das medidas sanitárias há interesses comerciais em jogo, que acabarão favorecendo produtores de São Paulo. “Ninguém é contra a norma, mas precisamos de tempo para cumpri-la”, disse, informando que pediu uma audiência ao BDMG, em regime de urgência, para discutir o assunto. Em aparte, Arlen Santiago (PTB) disse que o governo do Estado não está repassando recursos para as emendas orçamentárias dos deputados de oposição.

 

Japoneses
O deputado João Leite (PSDB) dedicou a maior parte do seu pronunciamento a elogiar o povo japonês e a saudar representantes da empresa Nippon, presentes na galeria. O parlamentar agradeceu a presença e manifestou o apreço e o reconhecimento do povo mineiro aos japoneses pelos investimentos feitos no Vale do Aço, com a Usiminas. Lembrando o aniversário de 60 anos da presença japonesa no Estado, convidou para a Reunião Especial de Plenário, no próximo dia 19, às 20 horas, para celebrar a data. Em apartes, o deputado Arlen Santiago também elogiou os japoneses e agradeceu pelos projetos empresariais nipônicos em Minas Gerais, enquanto o líder do Governo, deputado Durval Ângelo (PT), lembrou que, após a Segunda Guerra Mundial, o povo japonês não só se recuperou economicamente como também investiu em outras regiões, como Minas Gerais.

 

 

PSDB II
As críticas dirigidas ao PSDB por João Vítor Xavier foram retomadas pelo deputado Cristiano Silveira (PT). O petista também considerou uma incoerência dos tucanos e seus aliados terem protagonizado a derrubada do governo Dilma e, em seguida, integrarem o governo Temer, “ilegítimo e golpista”. Onde estão hoje aqueles que clamavam contra corrupção vestindo camisas da seleção?”, indagou, lembrando que muitos que compõem hoje o ministério de Temer são investigados, réus e até condenados. Ele apontou o aprofundamento da crise política que vive o País, com as gravações e denúncias envolvendo o presidente Temer e o senador Aécio Neves (PSDB-MG). “Nunca vimos tantas pessoas no alto escalão envolvidas com tanta corrupção como agora”, condenou. Cristiano Silveira comparou os altos índices de emprego dos governos Lula e Dilma e as realizações sociais desses governantes com o alto índice de desemprego e o desmonte dos projetos sociais por parte de Michel Temer.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.