Adesão à campanha Junho Vermelho tem como objetivo sensibilizar as milhares de pessoas que circulam diariamente pelas dependências da ALMG
Thiago Cota é autor de projeto que instituiu o Dia do Doador de Medula Óssea
Os grupos sanguíneos definem a compatibilidade entre doador e receptor
Hellen Dupin explica que o objetivo maior da Hemominas é fidelizar os doadores

Assembleia de Minas se une à campanha Junho Vermelho

Palácio da Inconfidência está iluminado de vermelho para conscientizar sobre a importância da doação de sangue.

12/06/2017 - 09:00

Você sabia que uma bolsa de sangue doado pode salvar até quatro vidas? E que há doentes cuja única esperança de cura é encontrar, entre milhares de pessoas, um doador de medula compatível?

Estimular esses gestos simples, mas que transbordam solidariedade, é o objetivo da adesão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) à campanha Junho Vermelho, resultado de uma parceria com a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas).

A campanha foi lançada nesta terça-feira (13/6/17), véspera do Dia Mundial do Doador de Sangue, quando o Palácio da Inconfidência, sede do Legislativo mineiro, recebe uma iluminação especial na cor vermelha, que será mantida até o dia 23 de junho.

A ideia é sensibilizar as milhares de pessoas que diariamente circulam pelas dependências da Assembleia de Minas e pela região a replicar esses atos de amor pelo próximo em uma época em que os estoques dos bancos de sangue costumam ficar mais baixos.

Para estimular o debate em torno do assunto, o Parlamento mineiro também vai mobilizar suas redes sociais e outros canais de comunicação. Anualmente, a ALMG se une a esse esforço, mas o tema é recorrente nas discussões legislativas.

Dois exemplos são a Lei 18.026, de 2009, originada do Projeto de Lei (PL) 624/07, do então deputado estadual Weliton Prado, hoje deputado federal pelo PMB-MG, que institui a Semana de Doação de Sangue, comemorada na semana do dia 25 de novembro; e a Lei 22.198, de 2016, originada do PL 3.004/15, do deputado Thiago Cota (PMDB), que institui o Dia do Doador de Medula Óssea, comemorado em 14 de dezembro.

"Campanhas como a do Junho Vermelho valorizam a importância da doação de sangue, que é uma questão da consciência de cada um. A Assembleia de Minas está de parabéns por entender isso e manter o assunto no centro das atenções”, afirma o deputado Thiago Cota.

“Cada doação de sangue também é importante para aumentar o número de pessoas cadastradas para a doação de medula óssea. A lei resultado de projeto de minha autoria, além de estimular a doação, também serve para homenagear as pessoas que, com um simples gesto, salvam muitas vidas", completa o parlamentar.

O que é o sangue?

O sangue é um tecido vivo e no corpo de um adulto circulam, em média, cinco litros, variando de acordo com o peso. Compõe-se de uma parte líquida (plasma), constituída por água, sais, vitaminas; e fatores de coagulação, na qual estão misturadas as partes sólidas: hemácias, leucócitos e plaquetas.

O sangue circula pelo corpo, promovendo a troca de oxigênio e nutrientes por dióxido de carbono (CO2) e resíduos. Ele é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, também os ossos longos, como o fêmur, produzem sangue.

Vários sistemas de grupos sanguíneos são encontrados no sangue. Os mais importantes para a transfusão são os sistemas ABO e Rh. Devido a um fator hereditário, existem quatro grupos sanguíneos (O, A, B ou AB), o que define a compatibilidade entre doador e receptor.

O sangue colhido é sempre separado em vários componentes por um processo chamado fracionamento e cada paciente receberá aquela parte que seu organismo precisa. No fracionamento são obtidos os componentes sanguíneos, cada um com um prazo diferente de validade, que são transfundidos a vários pacientes.

Esses componentes são concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado, que só são liberados para uso após o resultado de vários testes. Apresentando alguma reação sorológica, a bolsa é descartada.

Feriadões afetam estoques do Hemominas

A redução dos estoques de sangue é normal em um ano com muitos feriados prolongados, o que aumenta a demanda, devido a acidentes, e reduz a ida das pessoas aos hemocentros. O mesmo tipo de problema acontece, por exemplo, em períodos de férias escolares, de frio ou muito chuvosos. A Hemominas é responsável por 92% das transfusões realizadas no Estado.

Apesar do remanejamento de uma unidade para outra, já que são 21 em Minas que fazem coleta, a Hemominas registrava, na última sexta (9), uma queda média de 23% em relação ao estoque ideal dos grupos negativos de sangue. O caso mais grave é O negativo, de uso universal, muito utilizado em situações de emergência, que está 30,98% abaixo do ideal.

Na outra ponta, os procedimentos para doação de sangue e para se cadastrar como doador de medula, que podem ser feitos na mesma visita ao hemocentro, são simples e requerem apenas uma hora do dia de cada um.

Informações sobre quem pode doar e o agendamento estão disponíveis no site da Hemominas ou pelo telefone 155. O requisito básico é estar em boas condições de saúde. Ao comparecer a um hemocentro, o candidato também não pode estar em jejum. Vale lembrar que todo o material utilizado para a coleta é descartável e não há risco de se contrair doenças.

Para se ter uma ideia da situação da Hemominas, até mesmo a campanha de vacinação contra a gripe atrapalha o fluxo de doadores de sangue, já que é preciso esperar 48 horas para fazer a doação, conforme lembra a responsável pelo Setor de Captação do Hemocentro de BH, Hellen Dupin. Por isso, o objetivo maior da instituição é fidelizar doadores.

"Precisamos que as pessoas entendam que doar sangue precisa ser um gesto rotineiro de solidariedade, que vai além da dor que eventualmente possa recair sobre um parente ou um amigo", lembra Hellen. Nesse sentido, segundo ela, ações como o Junho Vermelho são fundamentais.

Na quarta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, a Hemominas também prepara uma programação especial que terá até quadrilha junina para atrair doadores.

Esta é a primeira reportagem de uma série especial sobre a campanha Junho Vermelho. A segunda será publicada nesta quarta-feira (14).