A Samarco interrompeu as atividades após o rompimento de barragem de rejeitos, em 2015 - Arquivo ALMG

Comissão vai a Santa Bárbara debater retomada da Samarco

Atividade faz parte do conjunto de ações planejadas para tratar do retorno das operações da empresa no Estado.

02/06/2017 - 12:48

Os deputados da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizam, nesta segunda-feira (5/6/17), às 15 horas, uma visita à Prefeitura de Santa Bárbara (Região Central do Estado), para debater a retomada das atividades da Samarco Mineração S.A. A sede do Executivo municipal fica na Praça Cleves de Faria, 122, Centro.

A visita, que atende a solicitação dos deputados Roberto Andrade (PSB) e Gustavo Valadares (PSDB), é um desdobramento da audiência pública realizada na ALMG no último dia 23 de maio, quando foram iniciados os debates para a retomada das operações da empresa.

Na oportunidade, o deputado Roberto Andrade defendeu que a Samarco está pronta para retomar as atividades, mas que seria preciso uma nova licença de operação. O estudo para solicitar oficialmente a licença já estaria pronto, mas, antes de submeter o documento ao poder público, seria preciso a anuência de todos os municípios da área dos empreendimentos.

O parlamentar afirmou, ainda, que as prefeituras têm que informar se o plano de operação está de acordo com as normas municipais e apenas a Prefeitura de Santa Bárbara não teria entregado esta anuência.

Situação – A Samarco está com grande parte das suas atividades paralisadas desde novembro de 2015, quando o rompimento da barragem de Fundão resultou em mortes, destruição de distritos e poluição da Bacia do Rio Doce desde Mariana (Região Central do Estado) até o litoral do Espírito Santo.