Participaram do encontro com o secretário e o secretário adjunto os deputados Fábio Avelar Oliveira, Ulysses Gomes, Mário Henrique Caixa e Carlos Henrique

Comissão e Secretaria de Esportes querem fortalecer parceria

Em visita nesta terça (30), deputados propõem pauta conjunta, oferecem apoio e apresentam demandas ao novo secretário.

30/05/2017 - 19:20

Fortalecer a parceria entre a Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Secretaria de Estado de Esporte. Esse foi o principal compromisso firmado após a visita que a comissão realizou ao novo titular da pasta, Arnaldo Gontijo de Freitas.

O evento foi realizado na tarde desta terça-feira (30/5/17) e teve ainda a presença dos deputados Ulysses Gomes (PT), presidente da comissão; Fábio Avelar Oliveira (PTdoB), Mário Henrique Caixa (PV) e Carlos Henrique (PRB), além do secretário adjunto de Esporte, Ricardo Sapi.

O deputado Ulysses Gomes ofereceu a parceria da comissão ao secretário. Segundo o parlamentar, as duas instâncias podem tentar estabelecer uma pauta conjunta, de modo que temas de interesse da secretaria se transformem em audiências públicas da comissão. “Sabemos que a secretaria conta com poucos recursos e nesse cenário desafiador, é preciso criar alternativas”, disse.

Agradecendo a visita, o secretário Arnaldo Freitas apoiou a proposta e já fez uma sugestão de pauta de uma possível audiência pública, para discutir a necessidade de aprimorar a atual Lei de Incentivo ao Esporte. Na opinião dele, há uma grande dificuldade, especialmente nas prefeituras do interior, para conseguir captar os recursos provenientes da lei.

Arnaldo Freitas acrescentou que falta conhecimento técnico para qualificar os municípios a participarem de editais envolvendo a lei de incentivo e de outros certames e, ainda, para receber os produtos que a secretaria entrega.

“Venho do interior e sei das dificuldades do esporte lá, principalmente a falta de incentivo. É um grande desafio porque temos poucos recursos na secretaria, mas com criatividade, vamos conseguir”, afirmou o secretário.

Deputados apresentam demandas

O deputado Fábio Avelar Oliveira pediu apoio do secretário para que agilize a distribuição de kits esportivos, que incluem uniformes, coletes e bolas. “Eu lido com as categorias de base e as equipes amadoras de futebol no Centro-Oeste de Minas. E percebo o quanto melhora o comportamento de uma criança quando ela frequenta uma escolinha de futebol”, relatou.

Já o deputado Mário Henrique Caixa colocou-se à disposição para apoiar as ações da secretaria, reconhecendo os desafios que a pasta terá que enfrentar em função da crise. Ele solicitou ao secretário uma atenção especial para melhorar a estrutura do Mineirinho, permitindo que o ginásio volte a funcionar plenamente, assim como o Mineirão.

O deputado Carlos Henrique, que já foi secretário de Esportes no governo Pimentel, defendeu que a comissão seja “um braço forte da secretaria”. Ele lembrou que, mesmo com a burocracia e as dificuldades orçamentárias, foi possível em sua gestão ampliar os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), que passaram a envolver 830 municípios, e os Jogos do Interior de Minas Gerais (JIMI), saltando de 80 para 300 municípios.

Ao comentar alguns dos temas levantados, o secretário adjunto de Esportes, Ricardo Sapi, defendeu que as prefeituras invistam em equipes técnicas para fazer a captação de recursos. Nesse sentido, ele viu com bons olhos a aproximação da secretaria com a comissão, de forma que esta última possa multiplicar as ações da pasta.

Consulte o resultado da visita.