Deputado quer debater aumento exponencial do número de animais domésticos - Arquivos ALMG

Tutela responsável de animais será debatida na Assembleia

Tema, que será discutido na próxima quinta (1°), envolve conscientização do tutor com o bem estar animal.

26/05/2017 - 13:05

Ter um animal de estimação em casa exige comprometimento com o seu bem-estar e segurança, além de conferir ao seu tutor responsabilidades que não podem ser negligenciadas diante das demandas do animal.

É nesse contexto que se caracteriza a tutela responsável, assunto que será debatido pela Comissão Extraordinária de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na próxima quinta-feira (1°/6/17).

A audiência, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Noraldino Júnior (PSC), está marcada para 14h30, no Auditório. Para discutir o assunto foi convidada a presidente da Associação do Bem Pet, Daniela Araújo Passos.

De acordo com o deputado Noraldino Júnior, os animais domésticos, especialmente cães e gatos, estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, tornando-se para elas agradáveis companhias. Segundo ele, em virtude da relevância que essa convivência passou a ter do ponto de vista social, comportamental e para a saúde emocional das pessoas, já se fala até mesmo em famílias multi-espécies.

Por outro lado, o deputado argumenta que a falta de cuidados, a negligência ou a irresponsabilidade na tutela ou guarda desses animais, aliada à omissão do poder público, têm contribuído para um aumento exponencial da sua população e se transformado em um sério problema.

"A cada dia fica mais evidente que a principal consequência dessa explosão populacional, derivada da reprodução descontrolada, é o abandono desses animais à própria sorte: animais errantes, doentes, feridos, famintos, fêmeas no cio, expostos a todo tipo de crueldade e maus-tratos, além de envenenamentos e atropelamentos", disse.

Segundo Noraldino Júnior, a situação no Estado não é diferente, já que praticamente todos os municípios convivem com o problema de animais abandonados, uma situação que estaria crescendo em níveis alarmantes.

"Por isso, é tão importante que o tema seja amplamente discutido, para que a população se conscientize sobre os reais cuidados necessários para a tutela de um animal", conclui o deputado.