Esta edição do Geração tem reprises no domingo (28) e na segunda-feira (29) - Arquivo ALMG

Programa Geração traz dupla de narradores de histórias

Aline Cântia e Chicó do Céu abordam surpresas e aprendizado que viveram em suas viagens, narrando histórias pelo mundo.

24/05/2017 - 14:03 - Atualizado em 24/05/2017 - 14:31

O programa Geração, da TV Assembleia, que estreia neste sábado (27/5/17), recebe os narradores de história Aline Cântia e Luis Carlos Lopes Dinuci (o Chicó do Céu). A dupla recebeu vários prêmios, como o Ponto de Memória e Culturas Populares, do Ministério da Cultura/Ibram; e também em Culturas Afro-brasileiras, da Fundação Palmares.

Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista a outros vídeos do programa Geração.

Durante o programa, são apresentados trechos de histórias contadas por eles, como “ O Samba”, “As duas Mulheres e o Céu”, “A tartaruga e a Fruta Amarela” e “Os dois Sapatos”. Todas fazem parte do CD da dupla, chamado “Contos de Lá nos Cantos de Cá”, gravado em 2014.

Os convidados ainda abordam a criação do Instituto Cultural Abrapalavra, que promoveu, pela primeira vez em Belo Horizonte, uma Mostra Internacional de Narração Artística. O evento, realizado neste mês de maio, trouxe a Minas Gerais narradores de várias partes do mundo.

História - A história da dupla começou em sala de aula, quando Aline, então professora, e Chicó, aluno, encontraram interesses comuns nas manifestações populares através da oralidade. A jornalista e o músico começaram suas apresentações em 2006, durante viagens do projeto Rondon por vários locais do País. Desde então, não pararam mais.

“Narrar uma história é muito diferente de contar. Quando narro, trago para a cena as pessoas, os personagens e os cenários que me ajudaram a construir aquela história. Me envolvo mais com ela”, afirma Aline, que é também mestre em estudos literários e doutoranda em educação popular.

“Foi uma maneira de trazermos para cá o que tem sido feito por amigos que conhecemos durante nossas viagens e que também fazem narração artística. Esta troca é muito importante para valorizar esse tipo de arte”, lembra o músico e compositor Chicó.

No quadro Login, a atriz do Grupo de Teatro Confesso, Paula Libéria, conta um pouco da sua paixão pela Narração de histórias. Na plateia, estudantes da Escola Estadual Deputado Ilacir Pereira Lima.

Reprises – Esta edição do Geração tem reprises no domingo (28), às 12h30; e na segunda-feira (29), às 13 horas.