Cerca de 40 bombeiros participaram da reunião da Comissão de Administração Pública

Comissão quer discutir criação de Comando de Aviação

Unificação das frotas de aeronaves das polícias e dos bombeiros motiva requerimento de audiência pública.

24/05/2017 - 16:29

O Decreto Estadual 47.182, publicado em maio deste ano, será tema de audiência da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O requerimento para a realização da reunião foi aprovado nesta quarta-feira (24/5/17) e é de autoria do deputado Sargento Rodrigues (PDT).

O decreto criou o Comando de Aviação do Estado (Comave), determinando comando único para as aeronaves do Corpo de Bombeiros e das Polícias Militar e Civil. Com a regra, todas as aeronaves das três corporações (dez helicópteros e cinco aviões) formam uma frota aérea única para o Estado, tendo à frente a gestão da PM.

A proposta teria causado mal-estar entre integrantes das forças de segurança pública e da defesa civil, além de não ter agradado a Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares (Aspra), que vê como prejuízo a retirada da autonomia das corporações sobre suas frotas.

Essa insatisfação motivou o requerimento do deputado Sargento Rodrigues, que contou com a presença de cerca de 40 bombeiros na reunião da comissão nesta quarta-feira (24). “O Corpo de Bombeiros é uma instituição amada e respeitada no mundo inteiro, e tenho certeza de que muitos praças e oficiais estarão presentes a essa audiência”, frisou.

O deputado Cabo Júlio (PMDB) pediu que representantes da Casa Civil também estejam presentes na realização do debate. “Eles precisam estar aqui e dar explicações”, reforçou.

Consulte o resultado da reunião.