O acervo da biblioteca foi concentrado em uma única área, para facilitar a localização das obras pelo usuário

Biblioteca do Palácio da Inconfidência é reaberta

Usuários passam a contar com um espaço mais confortável, amplo e moderno para realizar leituras, estudos e pesquisas.

22/05/2017 - 15:35

O atendimento da Biblioteca Deputado Camilo Prates volta a ser realizado no Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a partir desta segunda-feira (22/5/17). Em um espaço mais confortável, amplo e moderno, os cidadãos poderão realizar leituras, estudos e pesquisas.

O novo ambiente é resultado da reforma para readequação do setor, que teve início em outubro do ano passado. Os ambientes destinados ao acervo e aos usuários foram reorganizados; os pontos de atendimento, redistribuídos; e a circulação dos usuários, facilitada.

Essas melhorias podem ser identificadas logo na entrada da biblioteca, no andar SE do Palácio. O espaço, que já abrigava a recepção do setor, conta agora com duas novidades: um ponto de atendimento com a presença de um bibliotecário e um ambiente de estar, com poltronas e jornais.

125 anos – A reabertura da Biblioteca Deputado Camilo Prates, que nunca havia passado por uma reforma substancial, acontece a um mês do seu aniversário de 125 anos.

O setor foi criado em 22 de junho de 1892, pela Resolução 4, originada de um projeto do então deputado Camilo Prates. Há cerca de 20 anos, o setor está localizado nos andares SE e 1S do Palácio da Inconfidência.

Biblioteca tem área de estudo ampliada

A readequação do espaço da biblioteca também foi realizada no andar 1S do Palácio da Inconfidência. O pé‑direito foi ampliado e o piso foi trocado, o que resultou em um ambiente mais claro, arejado e iluminado. Já o acervo foi concentrado em uma única área, com estantes revitalizadas e uma nova identidade visual, para facilitar a localização das obras pelo usuário.

Como consequência dessa reorganização, o número de assentos para estudo foi ampliado de 30 para 50, o guarda-volumes ganhou mais um escaninho e os espaços destinados ao atendimento do público foram redistribuídos.

As necessidades das pessoas com deficiência também foram consideradas. Antes da reforma, pessoas com dificuldade de locomoção já tinham acesso direto à biblioteca ao descer do elevador no andar 1S. Como não é possível, do balcão de atendimento, visualizar essa entrada, foi instalado um interfone para que o usuário possa acionar a equipe da biblioteca.

Além disso, agora, os balcões de atendimento e as mesas de estudo têm altura adequada para serem utilizadas por cadeirantes.

Restauração – A reforma trouxe também melhoria para a manutenção do acervo: foi criado um ambiente específico para restauração de livros e documentos. Nesse local, também foram agrupados os equipamentos para digitalização, que estavam dispersos na biblioteca.

SERVIÇO

O acervo da Biblioteca Deputado Camilo Prates é especializado em Ciências Sociais, com ênfase na área do Direito. São livros técnicos, obras de referência, teses, revistas, jornais, diários oficiais e material audiovisual, além de obras editadas pela Assembleia.

O espaço é aberto ao público e responde solicitações de pesquisas sobre tramitação de projetos, legislação, doutrina e jurisprudência, por e-mail ou pessoalmente.

Endereço: Rua Rodrigues Caldas, 30, andar SE, Bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte / MG
Telefone: (31) 2108-7666
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30