Notícias Rss

Noraldino Júnior (à direita) foi reeleito presidente; Leandro Genaro (à esquerda) será o vice
Noraldino Júnior (à direita) foi reeleito presidente; Leandro Genaro (à esquerda) será o vice - Foto: Guilherme Bergamini
17/05/2017 16h12

Comissão de Proteção dos Animais elege presidente e vice

Recriada neste ano, comissão objetiva apresentar sugestões para uma política pública de defesa dos animais.

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

O deputado Noraldino Júnior (PSC) foi reeleito presidente da Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (17/5/17). Como vice-presidente, foi escolhido o deputado Leandro Genaro (PSD).

A comissão, que funcionou no último biênio (de 2015 a 2016), foi recriada, no último dia 9, para que continue vigorando, por decisão da Mesa. Terá vigência de um ano, prorrogável por mais um, no máximo. As reuniões ordinárias serão realizadas às quartas, às 15 horas.

Noraldino Júnior reafirmou o objetivo de estimular debates e reflexões para o estabelecimento de uma política pública que possa garantir aos animais o direito à vida, a um ambiente saudável e sem maus-tratos.

Ele lembrou que Minas Gerais já é referência na proteção aos animais. Um exemplo é a Lei 21.970, que proíbe o extermínio de cães e gatos para fins de controle populacional, aprovada ano passado pelos deputados mineiros.

De acordo com o parlamentar, o crescimento do número de animais de rua pode trazer novas epidemias, além das já enfrentadas atualmente, como da dengue, chikungunya, zika e, agora, febre amarela. Ele advertiu que a leishmaniose já apresentou um crescimento de 62% entre os cães abandonados. “Queremos trazer um resultado que faça diferença na saúde pública”, disse sobre a principal meta da comissão.

O vice-presidente eleito se comprometeu a contribuir para a discussão de uma política de proteção aos animais. “Maltratar ou abandonar um animal não é só crime; é pecado”, disse o deputado Leandro Genaro, ao citar uma passagem bíblica (Jeremias 27:5), que afirma que os animais também foram criados por Deus.

O deputado Geraldo Pimenta (PCdoB), que conduziu a eleição, também defendeu um tratamento justo, correto e ético com os animais. “Avançar nas políticas públicas de proteção dos animais é um dever deste governo”, considerou.

Consulte o resultado da reunião.


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

22/05/2017

Participantes de audiência defendem eleições diretas já

Reunião na ALMG faz balanço negativo de um ano sem Dilma e aponta nova ameaça à democracia em recente crise política.

22/05/2017

Projeto de criação de fundos estaduais chega ao Plenário

Mesa da ALMG se pronuncia sobre judicialização da tramitação do Projeto de Lei 4.135/17.

22/05/2017

Biblioteca do Palácio da Inconfidência é reaberta

Usuários passam a contar com um espaço mais confortável, amplo e moderno para realizar leituras, estudos e pesquisas.

22/05/2017

Panorama aborda mundo fitness

Programa da TV Assembleia fala sobre os riscos de dietas e exercícios físicos sem orientação profissional.

23/05/2017 Boletim da manhã
Seu browser não suporta flash player
00:03:07 | Download (2926kb)

23/05/2017 Lei Brasileira de Inclusão exige acessibilidade adequada a consumidores com deficiência
Seu browser não suporta flash player
00:02:26 | Download (2290kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter

Infográficos

Credor ou devedor? Estado argumenta que tem créditos a receber. Assembleia iniciou movimento pelo acerto de contas entre Minas e a União. Deputados querem compensação de perdas tributárias nas exportações.