Comissão também aprovou audiência sobre o plano de obras da Cemig para 2017

Deputados querem apurar denúncia contra a Copasa

Vereador de Carmo do Rio Claro acusa empresa de cobrar por oferta de esgoto de moradores que não recebem o serviço.

16/05/2017 - 18:04

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar uma audiência pública para esclarecer a forma de cobrança das tarifas de fornecimento de água e de esgotamento sanitário feito pela Copasa em Carmo do Rio Claro (Sul de Minas).

Requerimento com esse teor, de autoria do presidente da comissão, deputado João Vítor Xavier (PSDB), foi aprovado nesta terça-feira (16/5/17), após denúncia apresentada pelo vereador daquele município, João Paulo Menna Barreto de Castro Ferreira (PDT).

De acordo com o vereador, a Copasa firmou convênio com a prefeitura em 2008, para o fornecimento e tratamento do esgoto da cidade, e, embora ainda não tenha concluído as obras, a concessionária estaria cobrando pelo serviço de toda a população.

O vereador afirmou que aproximadamente 600 moradias não são atendidas por rede de esgoto e parte dos dejetos dos municípios são despejados a céu aberto. Disse, ainda, que a empresa tem cobrado de cada morador o equivalente a 90% do valor gasto com água, como taxa de esgoto. “Não é justo pagar por um serviço que não é prestado”, protestou.

João Paulo considera abusiva a tarifa sobre o esgoto e afirmou que muitos moradores estão com dificuldades de assumir a despesa. “A inadimplência cresceu assustadoramente”, afirmou.

O deputado João Vítor Xavier apresentou outros dois requerimentos sobre o assunto, além da solicitação da reunião: ele solicita que a Copasa interrompa a cobrança da tarifa de esgotamento sanitário até que termine as obras e garanta o serviço a todos os moradores do município; e solicita que o Procon Assembleia intervenha no município, com a finalidade de proteger os consumidores da cidade.

Cemig – Também de autoria do presidente da comissão, foi aprovada a realização de reunião com representantes da Cemig, para que a empresa apresente as políticas públicas e o plano de obras previstos para o ano de 2017.

Consulte o resultado da reunião.