O Plenarinho IV (foto) e o Auditório já têm câmeras para gerar as imagens

Reuniões de comissões passam a ser transmitidas via YouTube

A partir desta segunda (15), será possível acompanhar, em tempo real, as atividades no Auditório e no Plenarinho IV.

15/05/2017 - 13:35

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) dá mais um passo para aprimorar a divulgação das atividades parlamentares, especificamente as reuniões de comissões. A partir desta segunda-feira (15/5/17) será possível acompanhar ao vivo, pelo YouTube, as transmissões das atividades realizadas no Auditório e no Plenarinho IV.

A transmissão ao vivo das reuniões de comissão via YouTube será feita, num primeiro momento, nesses dois espaços porque são os únicos que já contam com câmeras para geração automática das imagens. É uma oportunidade de várias reuniões serem divulgadas simultaneamente, além de ser mais uma ferramenta de trabalho para os deputados.

Próximas etapas - A partir do segundo semestre, mais espaços terão transmissão ao vivo e esses conteúdos serão integrados ao Portal, onde o cidadão poderá escolher qual reunião quer acompanhar, acessando a agenda ou a pauta das comissões. Com isso, será possível mobilizar ainda mais públicos para acompanhar as reuniões de comissões.

As transmissões estarão vinculadas à agenda e à pauta das comissões, facilitando o acesso e proporcionando mais informações sobre a reunião. Além disso, será possível compartilhar o link da pauta previamente para mobilização de público, inclusive pelos deputados e gabinetes parlamentares.

Outra ação prevista no projeto, também a ser entregue no segundo semestre, é a implementação de ferramentas de interatividade dos cidadãos com as reuniões de comissões. A ideia é permitir a manifestação de cidadãos, de forma remota, em relação aos temas em debate.

De acordo com o diretor de Planejamento e Coordenação, Alaôr Messias Marques Júnior, esse esforço está em consonância com a prioridade estratégica de “Ampliação e aprimoramento dos canais de participação e interação do cidadão com a Assembleia de Minas”, definida para o biênio 2017-2019.