Comissão de Saúde visita Hospital Júlia Kubistschek

Objetivo é conhecer programas desenvolvidos, obras inacabadas e trabalho da Associação de Voluntários Mãos Amigas.

12/05/2017 - 17:51

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza uma visita ao Hospital Júlia Kubitschek, nesta quinta-feira (18/5/17), a partir das 10 horas. A visita foi requerida pelo presidente da comissão, deputado Carlos Pimenta (PDT), para conhecer programas desenvolvidos pelo hospital e as obras inacabadas, bem como o trabalho da Associação de Voluntários Mãos Amigas.

O Hospital Júlia Kubitschek fica na Rua Doutor Cristiano Resende, 2.745, no Bairro Araguaia, em Belo Horizonte. Está vinculado à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Desde o final dos anos 1980, passou a funcionar como hospital geral de abrangência regional.

A unidade é referência para as áreas de tisiologia, pneumologia e cirurgia torácica, atendendo também outras especialidades, como clínica médica, pediatria, cirurgia geral, obstetrícia, odontologia e pré-natal.

Em urgência e emergência, atende em clínica médica, cirurgia geral, pediatria e gineco-obstetrícia. O hospital também é considerado referência secundária em gravidez de médio e alto risco, com serviços de assistência integral à saúde da mulher e da criança.

Mãos Amigas – A Associação Pró-Saude e Vida de BH, mais conhecida como Mãos Amigas, é formada por voluntários que atuam no Hospital Júlia Kubitschek. Foi organizada em 1995, com o objetivo de ampliar as dependências do ambulatório de pré-natal, que triplicou seu tamanho.

A Fhemig forneceu a mão de obra e a associação fez o projeto e comprou o material, com recursos oriundos das contribuições dos associados e da renda obtida com a promoção de eventos beneficentes.

Desde então, a associação presta assistência social aos pacientes carentes, fornecendo-lhes cestas básicas, enxovais de bebê e artigos de higiene pessoal, entre outros materiais recebidos em doações. As voluntárias confeccionam sacolas para embalar os enxovais, que são doados às gestantes carentes.

Os atendimentos da Associação Mãos Amigas são mediados pelo serviço social do hospital. Além do apoio material, os voluntários também fazem cortes de cabelo e visitam os pacientes que não contam com a presença da família.