Lavras foi a primeira cidade a receber a visita técnica do Parlamento Jovem de Minas

Polos do Parlamento Jovem recebem coordenadores estaduais

Visitas técnicas se intensificam nesta semana e permitem melhorias no projeto antes das plenárias municipais.

08/05/2017 - 18:10 - Atualizado em 09/05/2017 - 14:26

O monitoramento do Parlamento Jovem de Minas 2017 (PJ Minas) ganha um reforço neste mês com a visita da coordenação estadual aos 12 polos regionais do projeto. É o momento de correção de rumos e de ajustes nas atividades antes das plenárias municipais que vão eleger propostas sobre o tema desta 14ª edição: educação política nas escolas.

As visitas foram iniciadas na última quinta-feira (4/5/17), em Lavras, cidade que integra o Polo Sul de Minas III, junto com Santana da Vargem, Três Corações, Três Pontas e Varginha. Nesta segunda-feira (8), Montes Claros foi sede da visita ao Polo Norte e Jequitinhonha, que tem ainda as cidades de Ibiracatu, Itamarandiba, Taiobeiras e Capelinha.

Já estão confirmadas, também, as visitas aos Polos Triângulo, em Iturama, nesta terça-feira (9), e Zona da Mata I, em Matias Barbosa, na quinta-feira (11). Confira o calendário completo com a programação das visitas técnicas.

O PJ Minas é um projeto de formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior, feito pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais. Essa edição conta com 65 municípios.

Regionalização – Durante as visitas, que são parte da etapa municipal do projeto, equipes da PUC Minas e da ALMG acompanham a implementação das atividades e buscam fortalecer o conceito de regionalização. É também uma oportunidade para a troca de experiências entre os integrantes do polo, o aperfeiçoamento da gestão nos municípios e a definição de estratégias futuras.

“Nesse momento, as cidades estão encerrando a fase de formação política e temática e iniciando o diagnóstico local, já se preparando para a elaboração de propostas sobre o tema dessa edição. É um ponto alto no projeto e propício para se buscar soluções para as dificuldades de cada polo”, detalha Fernanda Freitas, da coordenação do projeto pela Escola do Legislativo da ALMG.

Segundo ela, a coordenação faz um levantamento prévio dos trabalhos em cada cidade, por meio do módulo de gestão do projeto. Também leva as orientações sobre as próximas etapas (Regional e Estadual) e sobre as campanhas que se desenvolvem paralelamente ao projeto.

Visita ao Sul de Minas foca o gerenciamento

Mesmo com a preparação prévia para as visitas, o contato pessoal não raramente revela surpresas. O que poderia ser problema no Sul de Minas, por exemplo, um polo coeso, com grandes cidades, câmaras engajadas e muitas ideias? Fernanda Freitas conta que foi justamento o excesso de tarefas dos coordenadores, em sua maioria servidores com funções importantes nas câmaras, o ponto frágil detectado na visita.

“Fizemos um trabalho abordando o gerenciamento do tempo e de projetos, numa perspectiva que vai além do PJ Minas e que gerou grande interesse. E trabalhamos também a divisão de tarefas no próprio polo”, explica Fernanda.

A força da articulação em rede e o desafio do tema desse ano também foram destaque na visita ao Sul de Minas. “Todas as cidades tiveram problemas, que poderiam levar à desistência do projeto. Mas eles encontraram soluções entre eles próprios”, sintetiza.