Agricultores estariam amargando prejuízos financeiros com os custos de produção - Arquivo ALMG

Situação dos horticultores do Sul de Minas será debatida

Audiência da Comissão de Desenvolvimento Econômico acontece nesta terça-feira (9), às 15 horas, no Plenarinho III.

05/05/2017 - 11:58

A situação dos horticultores do Sul de Minas, em especial das culturas de morango, batata e brócolis, é tema de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião acontece, nesta terça-feira (9/5/17), às 15 horas, no Plenarinho III.

O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), autor do requerimento para a audiência, explica que os agricultores do Sul de Minas estão amargando prejuízos financeiros com os custos de produção que, muitas vezes, não são cobertos pelos valores pagos pelo mercado.

De acordo com a assessoria do parlamentar, o Sul de Minas apresenta a maior área de produção e de agricultores na área de hortícolas como o morango, a batata e o brócolis. Levantamento feito em 2015, pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), indica que são mais de 17 mil agricultores familiares, com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 1,9 milhão.

“O valor do crédito rural hoje está aquém da necessidade do mercado e as condições climáticas têm provocado perda da qualidade dos produtos. Queremos analisar a possibilidade de que os produtores mutuários de crédito rural recebam o benefício da prorrogação do crédito em seus custeios agrícolas”, afirma Dalmo Ribeiro Silva.

Convidados – Foram convidados o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Cláudio Coutinho Leitão; o secretário de Estado de Fazenda, José Afonso Bicalho Beltrão da Silva; e o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo de Lima Virgílio.

Também foram convidados o gerente do Mercado Agro em Minas, José Walter do Amaral, representando o superintendente estadual de Varejo e Governo do Banco do Brasil em Minas Gerais, José Amarildo Casagrande; o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Glênio Martins de Lima Mariano; e a fiscal agropecuária, Marcela Ferreira Rocha Lage, representando o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Marcílio de Sousa Magalhães.

Completam a lista de convidados o presidente da Associação dos Bataticultores do Estado de Minas Gerais, José Daniel Rodrigues Ribeiro; e o presidente da Cooperativa dos Morangueiros Pantanenses, Valter Rogério de Faria.