Deputados cobram providências contra assaltantes de bancos

Atuação de quadrilhas no interior de Minas Gerais é tema de reunião da Comissão de Segurança Pública.

28/04/2017 - 11:12

Os casos de explosão de caixas eletrônicos e a atuação de quadrilhas especializadas em assaltos a bancos em Minas Gerais, em especial no interior do Estado, serão debatidos em audiência pública da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (2/5/17), às 9h30, no Plenarinho IV.

A reunião atende a requerimento do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), que destacou os casos ocorridos nos municípios próximos à divisa com o estado de São Paulo. “Minas Gerais tem sido palco constante de violentas ações orquestradas por essas quadrilhas”, afirmou o parlamentar, para quem é necessário discutir com as autoridades competentes estratégias de enfrentamento ao problema.

O requerimento aprovado também atende a solicitações semelhantes de outros três parlamentares: Duarte Bechir (PSD), Fábio Cherem (PSD) e Sargento Rodrigues (PDT). Sargento Rodrigues citou casos que ocorreram recentemente na região do Vale do Jequitinhonha, atingindo até mesmo quartéis da Polícia Militar, em especial nos municípios de Padre Paraíso, Medina, Coronel Murta e Divisa Alegre.

Convidados – Foram convidados o secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Barboza Menezes; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel PM Helbert Figueiró de Lourdes; o chefe da Polícia Civil, João Octacílio Silva Neto; o superintendente regional da Polícia Federal de Minas Gerais, Robinson Fuchs Brasilino; e a procuradora de justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, Cássia Virgínia Gontijo.

Também estão convidados o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado (Sindepominas), Marco Antônio de Paula Assis; o presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Sindpol), Denilson Aparecido Martins; o presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais (Sinpef), Rodrigo Porto; e o presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária (Sindasp), Adeilton de Souza Rocha.

Outros convidados são o presidente da Associação de Servidores do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Contagem (Ascobom-Contagem), sargento BM Alexandre Rodrigues; o presidente da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares (Aspra-PM/BM), 3º sargento PM Marco Antônio Bahia Silva; o presidente da Associação de Criminalística do Estado (Acemg), Walney José de Almeida; o presidente do Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros Militares (CSCS), cabo BM Álvaro Rodrigues Coelho; e o presidente da União Mineira dos Agentes de Segurança Prisional do Estado (Unimasp-MG), Ronan Rodrigues.