Penúria em hospitais mineiros será tema de audiência pública

Conselho Regional de Medicina ameaça intervir em 26 instituições que funcionam precariamente no Estado.

28/04/2017 - 12:08

O risco de intervenção do Conselho Regional de Medicina (CRM) em 26 hospitais de Minas Gerais será debatido nesta quinta-feira (4/5/17) em audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Carlos Pimenta (PDT), será às 9 horas, no Plenarinho II.

Conforme informações do parlamentar, a intervenção do CRM se daria em virtude da reclamação de médicos sobre a precariedade desses hospitais. Entre as queixas se destacam falta de medicamentos, equipes incompletas e atrasos nos pagamentos.

Dos 26 hospitais, quatro estão em Belo Horizonte: Santa Casa de Misericórdia, Maternidade Sofia Feldmam, Hospital da Baleia e Pronto-Socorro João XXIII (HPS).

No interior, uma das situações mais graves, segundo informações do CRM, é o hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Caratinga (Vale do Rio Doce), com um déficit mensal de quase R$ 2 milhões.

No Sul de Minas, em Silvianópolis, o Hospital e Maternidade Maria Eulália encerrou o atendimento da unidade básica em março deste ano e os profissionais não recebem desde 2016.

“Sabemos que essa lista é bem maior e que existem outros hospitais que também estão passado por momentos difíceis”, alerta Carlos Pimenta.

Convidados – Foram convidados o ministro da Saúde, Ricardo Barros; o secretário de Estado de Saúde, Sávio de Souza Cruz; o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Edmundo Antônio Dias Netto Junior; e o promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Defesa da Saúde (CAO Saúde), Gilmar de Assis.

Também foram convidados os presidentes dos seguintes órgãos: do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, Fábio Augusto de Castro Guerra; da Associação Médica de Minas Gerais, Lincoln Lopes Ferreira; do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais, Kátia Barbalho Diniz Costa; da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas), Kátia de Oliveira Rocha; do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG), Marcos Rúbio; e da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (Zona da Mata), Renato Villela Loures.

Compõem, ainda, a lista de convidados, o diretor técnico do Hospital Sofia Feldman, Ivo de Oliveira Lopes; o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros (Norte de Minas), Heli de Oliveira Penido; o provedor do Hospital São Francisco de Três Pontas (Sul de Minas), Michel Renan Simão Castro; e o diretor do Hospital e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro, de Uberlândia (Triângulo Mineiro), Antônio José Pedro Loureiro Costa.