Autor do requerimento destaca a importância de estar atento às novas tendências, principalmente quanto às energias limpas - Arquivo ALMG

Mão de obra especializada em energia solar motiva debate

Criação de cursos profissionalizantes no interior do Estado para a área será discutida em audiência nesta terça (2).

28/04/2017 - 11:30

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta terça-feira (2/5/17), às 14h30, no Auditório, debate sobre a formação de mão de obra técnica destinada à produção de energia solar fotovoltaica.

Autor do requerimento para a audiência, o deputado Bosco (PTdoB) disse que o debate vai analisar as possibilidades de implantação de cursos profissionalizantes na área. Ele destacou que é necessário estar atento às novas tendências, principalmente quando se refere a um tipo de energia limpa e renovável.

"A integração e a parceria entre a Assembleia Legislativa, o Poder Executivo e as entidades será fundamental para que este projeto saia do papel. Acreditamos que esta comissão pode contribuir para viabilizar a proposta”, frisou o parlamentar.

Convidados – Foram convidados o secretário adjunto de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Vinícius Barros Rezende; o assessor de Políticas Educacionais da Subsecretaria de de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação, Wladimir Tadeu Silveira Coelho; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior; e o presidente da Fundação Cefetminas, Paulo Eduardo Maciel Almeida.

Também foram convidados o pró-reitor de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Fernando Gomes Braga; o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) de Pouso Alegre, Marcelo Bregagnoli; o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTEMG) de Juiz de Fora, Charles Okama de Souza; o reitor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) de Montes Claros, José Ricardo Martins da Silva; e o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) de Uberaba, Roberto Gil Rodrigues Almeida.

Também foram chamados o presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) de São Paulo, Carlos Alexandre Frosini Evangelista; o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Lopes Sauaia; o professor Christoph Büdke e representantes da Agência de Cooperação Alemã Charles Martins Diniz e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais- Campus Ribeirão das Neves.