Cerca de 1.700 municípios brasileiros contam com uma ou várias terapias alternativas para o atendimento público - Arquivo ALMG

Panorama discute terapias alternativas utilizadas no SUS

Municípios contam com homeopatia e acupuntura para curar doenças, como hipertensão e depressão.

26/04/2017 - 13:45 - Atualizado em 26/04/2017 - 15:45

Nesta quinta-feira (27/4/17), o programa Panorama, da TV Assembleia, vai abordar algumas das terapias alternativas que são utilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS), para ajudar no tratamento de diversas doenças, que vão de simples dores, passando por hipertensão e até depressão. O programa vai ao ar às 8h30.

Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista a outros vídeos do programa Panorama.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) existe desde 2006. Mas, neste ano, foram incluídas novas especialidades, como reiki, meditação, biodança e musicoterapia, entre outras, no rol das terapias que podem ser utilizadas no âmbito do SUS.

Para entender como essas técnicas se aliam à medicina tradicional, o Panorama recebe duas profissionais da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH): a psicóloga Janete dos Reis Coimbra, coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família; e a médica Cláudia Prass Santos, coordenadora do Programa de Homeopatia, Acupuntura e Medicina Antroposófica (PRHOAMA) da Secretaria Municipal de Saúde.

Ao todo, cerca de 1.700 municípios brasileiros já contam com uma ou várias terapias alternativas incluídas no atendimento público à população. Especialidades como medicina antroposófica, acupuntura e homeopatia são algumas das alternativas que já são utilizadas no SUS para ajudar no tratamento de várias enfermidades.

Em Belo Horizonte, uma das terapias oferecidas é o lian gong, uma prática corporal da medicina tradicional chinesa que pode ser praticada ao ar livre. A equipe de reportagem do Panorama acompanhou uma sessão de lian gong e conversou com as praticantes sobre os benefícios da técnica.

Reprises – O Panorama tem reprise às 19h30 de quinta-feira (27) e à 1 hora da manhã de sexta-feira (28).