A Orquestra de Câmara do Sesiminas tem 30 anos de existência e já realizou mais de 1.100 concertos
A Cia. de Dança Sesiminas é um dos primeiros balés jovens do Brasil

Segunda Musical e Zás recebem atrações do Sesiminas

A Orquestra de Câmara se apresenta nesta segunda (24) e a Cia. de Dança na sexta (28), no Teatro da ALMG.

24/04/2017 - 11:28

A Orquestra de Câmara do Sesiminas e a Cia. de Dança Sesiminas protaganizam espétaculos culturais no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta semana. Nesta segunda-feira (24/4/17), às 20 horas, o programa Segunda Musical traz um concerto da orquestra, sob a regência do maestro Marco Antônio Maia Drumond.

Estão no programa da apresentação da Orquestra de Câmara do Sesiminas peças e composições de Mozart, Bach, Edgar Grieg, Claudio Santoro, César Guerra-Peixe e Wojciech Kilar.

A orquestra tem 30 anos de existência e conta com mais de 1.100 concertos realizados na Capital e no interior de Minas. Nessa trajetória, atuaram com solistas como Nelson Freire, Antônio Menezes, Arthur Moreira Lima e Duo Assad.

No campo da música popular, artistas como Milton Nascimento, Vander Lee, Maria Gadu, Diogo Nogueira e grupos como Skank e Jota Quest também participaram de apresentações da orquestra.

Zás - Na sexta-feira (28), ao meio-dia, a apresentação terá um pot-pourri de clássicos contemporâneos prepaparados pela Cia. de Dança Sesiminas especialmente para esse show na Assembleia e a montagem A Quinta Estação, com coreografia de Cristina Helena. 

O espetáculo mostra a evolução do grupo, marcando o momento de sua criação, da consolidação como um dos primeiros balés jovens do Brasil, seu amadurecimento e sua profissionalização, mesclando o balé clássico e o de vanguarda.

A companhia entra em cena com “Outono”, que demonstra a preparação técnica dos bailarinos, seguindo para “Inverno”, que faz um paralelo sobre a sensibilidade que vem com o frio e a dança. “Primavera” traz para o palco a individualidade dos bailarinos, por ser uma estação considerada libertadora.

“Verão” encerra o ciclo, mostrando a força do grupo com movimentos acrobáticos de técnica clássica. A quinta estação é o próprio grupo, um conjunto das outras estações, representando o resultado do caminho percorrido nos 25 anos de trajetória.

Teatro – O Teatro da Assembleia fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

Assembleia Cultural – Os programas Segunda Musical e Zás integram o Assembleia Cultural, que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

Mais informações sobre os espetáculos do Segunda Musical e do Zás.