Samu Cisvales atenderia cerca de 900 mil pessoas em 35 municípios do Leste de Minas - Arquivo ALMG

Implantação do Samu Cisvales será debatida nesta quinta (27)

Com audiência, Comissão de Saúde tenta mobilizar lideranças para viabilizar medida que atenderá quase 900 mil pessoas.

20/04/2017 - 15:00

A implantação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) no Leste de Minas será tema de audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima quinta-feira (27/4/17), às 10 horas, no Plenarinho IV.

A reunião acontecerá a pedido da deputada Rosângela Reis (Pros). Segundo ela, a implantação do Samu Cisvales, sigla para Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales, atenderá quase 900 mil pessoas na região, em 35 municípios, com o apoio de 15 ambulâncias, sendo 12 unidades de suporte básico e três de suporte avançado. O investimento total será de cerca de R$ 4 milhões.

“Na audiência, espero contar com representantes das 35 prefeituras, mobilizando as lideranças para que possamos defender um melhor atendimento do Cisvales em nossa região”, explica Rosângela Reis. Ainda segundo a deputada, além dos benefícios para o cidadão, Ipatinga (Vale do Aço), em especial, terá uma economia de R$ 5 milhões por ano com a implantação do serviço.

Convidados - Está confirmada a participação, na audiência, do superintendente Regional de Saúde em Coronel Fabriciano (Vale do Aço), Wagner José Rodrigues Barbalho; e do prefeito de Entre-Folhas e presidente da Associação dos Municípios da Microregião do Vale do Aço (Amva), Ailton Silveira Dias.

Também foram chamados o secretário de Estado de Saúde, Luiz Sávio de Souza Cruz, e o prefeito de Ipatinga e presidente do Cisvales, Sebastião de Barros Quintão.