Notícias Rss

19/04/2017 17h53

Vacina contra cocaína será tema de audiência pública na ALMG

Comissão aprova requerimento sobre o tema e outras reuniões para debater rede psicossocial e comunidades terapêuticas.

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

As perspectivas de tratamento do vício da cocaína, especialmente por meio de uma vacina que está sendo desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), serão tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O requerimento foi aprovado nesta quarta-feira (19/4/17), em reunião da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e outras Drogas.

O deputado Antônio Jorge (PPS), presidente da comissão, requereu a audiência, que será conjunta com a Comissão de Saúde. Segundo ele, um dos coordenadores da pesquisa, Frederico Garcia, professor da Faculdade de Medicina, relatou ao parlamentar que estão faltando recursos para dar prosseguimento ao trabalho. A vacina inibiria a sensação de prazer provocada pela droga.

Antônio Jorge informou ainda que já tratou do assunto com o secretário de Estado da Saúde, Sávio Souza Cruz, que ficou de buscar recursos por meio de um programa federal que destina verbas para pesquisas. Ainda na reunião, o deputado Dilzon Melo fez um apelo ao Governo do Estado para que viabilize recursos para apoiar a iniciativa.

Comunidades terapêuticas - Também de autoria de Antônio Jorge, outra audiência pública com requerimento aprovado vai debater a rede de atenção psicossocial e as comunidades terapêuticas.

O deputado Léo Portela (PRB), vice-presidente da comissão, aproveitou a ocasião para criticar o Executivo, que estaria perseguindo as comunidades terapêuticas. Ele lembrou que o Estado criou há pouco o programa Minas Acolhe, para atuar na política contra as drogas, só que, segundo o parlamentar, não foi definido nenhum orçamento para o projeto.

Além disso, afirma Léo Portela, foram cortadas as cerca de 500 vagas para atendimento de usuários efetuado pelas comunidades terapêuticas.

Por esses motivos, foi aprovada outra audiência pública, de autoria dos três deputados presentes, para debater o Minas Acolhe. Para o evento, será convidada a subsecretária de Estado de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Patrícia Magalhães Rocha.

Consulte o resultado da reunião.


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

27/06/2017

Pais defendem escolas especiais para alunos com deficiência

Governo do Estado segue diretrizes para inclusão desses estudantes em escolas regulares, medida que tem gerado polêmica.

27/06/2017

Jovens pedem interiorização de fórum técnico

Manifesto entregue à comissão defende que as políticas públicas para a juventude retratem a diversidade de Minas.

27/06/2017

Atos de licitação deverão ser publicados na internet

Objetivo é garantir maior transparência nos processos de compras realizados pelo poder público.

27/06/2017

Plano Estadual de Cultura chega ao Plenário

Proposição define metas e estratégias para políticas públicas na área cultural nos próximos dez anos.

28/06/2017 Boletim da manhã
Seu browser não suporta flash player
00:03:12 | Download (3010kb)

27/06/2017 Pais de alunos com deficiência apontam falhas na inclusão escolar
Seu browser não suporta flash player
00:02:23 | Download (2239kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter