Notícias Rss

19/04/2017 17h53

Vacina contra cocaína será tema de audiência pública na ALMG

Comissão aprova requerimento sobre o tema e outras reuniões para debater rede psicossocial e comunidades terapêuticas.

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

As perspectivas de tratamento do vício da cocaína, especialmente por meio de uma vacina que está sendo desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), serão tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O requerimento foi aprovado nesta quarta-feira (19/4/17), em reunião da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e outras Drogas.

O deputado Antônio Jorge (PPS), presidente da comissão, requereu a audiência, que será conjunta com a Comissão de Saúde. Segundo ele, um dos coordenadores da pesquisa, Frederico Garcia, professor da Faculdade de Medicina, relatou ao parlamentar que estão faltando recursos para dar prosseguimento ao trabalho. A vacina inibiria a sensação de prazer provocada pela droga.

Antônio Jorge informou ainda que já tratou do assunto com o secretário de Estado da Saúde, Sávio Souza Cruz, que ficou de buscar recursos por meio de um programa federal que destina verbas para pesquisas. Ainda na reunião, o deputado Dilzon Melo fez um apelo ao Governo do Estado para que viabilize recursos para apoiar a iniciativa.

Comunidades terapêuticas - Também de autoria de Antônio Jorge, outra audiência pública com requerimento aprovado vai debater a rede de atenção psicossocial e as comunidades terapêuticas.

O deputado Léo Portela (PRB), vice-presidente da comissão, aproveitou a ocasião para criticar o Executivo, que estaria perseguindo as comunidades terapêuticas. Ele lembrou que o Estado criou há pouco o programa Minas Acolhe, para atuar na política contra as drogas, só que, segundo o parlamentar, não foi definido nenhum orçamento para o projeto.

Além disso, afirma Léo Portela, foram cortadas as cerca de 500 vagas para atendimento de usuários efetuado pelas comunidades terapêuticas.

Por esses motivos, foi aprovada outra audiência pública, de autoria dos três deputados presentes, para debater o Minas Acolhe. Para o evento, será convidada a subsecretária de Estado de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Patrícia Magalhães Rocha.

Consulte o resultado da reunião.


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

27/04/2017

Centrais sindicais convocam para greve nesta sexta (28)

Na ALMG, senador Paulo Paim declara acreditar que reformas previdenciária e trabalhista podem ser barradas.

27/04/2017

CCJ inicia análise de projeto sobre assistência estudantil

PL 4.092/17, do governador, institui o programa de assistência e o sistema de reserva de vagas na Uemg e na Unimontes.

27/04/2017

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 27/4/17

Avanços em Contagem, depósitos judiciais e promoção no Corpo de Bombeiros são temas abordados pelos parlamentares.

27/04/2017

Alteradas indicações para Conselho Estadual de Educação

Mensagem do governador recebida em Plenário encaminha novo nome e solicita retirada de indicação anterior.

28/04/2017 Assembleia em Ação - Resumo da semana de 24/4 a 28/4/2017
Seu browser não suporta flash player
00:00:00 | Download (2674kb)

28/04/2017 Boletim do dia
Seu browser não suporta flash player
00:00:00 | Download (2741kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter

Infográficos

Credor ou devedor? Estado argumenta que tem créditos a receber. Assembleia iniciou movimento pelo acerto de contas entre Minas e a União. Deputados querem compensação de perdas tributárias nas exportações.