Notícias Rss

Parlamentares falaram sobre a definição de prioridades para a área e o aumento dos recursos da Seapa, entre outros assuntos
Parlamentares falaram sobre a definição de prioridades para a área e o aumento dos recursos da Seapa, entre outros assuntos - Foto: Willian Dias
Pedro Leitão adiantou que a ALMG vai receber projeto para alterar a lei dos queijos artesanais
Pedro Leitão adiantou que a ALMG vai receber projeto para alterar a lei dos queijos artesanais - Foto: Willian Dias
18/04/2017 19h28

Deputados buscam parceria com Secretaria de Agricultura

Aumentar orçamento da pasta e reforçar segurança no campo foram demandas discutidas em visita ao secretário de Estado.

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

A necessidade de fortalecimento da parceria entre a Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Essa foi a principal demanda destacada na visita que os parlamentares da comissão realizaram ao novo titular da pasta, Pedro Leitão, na tarde desta terça-feira (18/4/17).

Na avaliação do secretário de Estado, essa relação estreitada vai permitir a melhor definição de prioridades e evitar o desperdício. Além disso, afirma Leitão, com a união de esforços será possível minimizar problemas da área, como a falta de recursos (apenas 0,58% do Orçamento do Estado) e a defasagem de pessoal.

O presidente da comissão, Antonio Carlos Arantes (PSDB), avaliou que o secretário vai priorizar ações mais rápidas e efetivas na área rural. “Com a boa conexão entre os Poderes Executivo e Legislativo, os resultados vão chegar mais rápido ao produtor rural”, disse.

Ele acrescentou que muitos projetos que tramitam na ALMG buscam quebrar barreiras burocráticas e dinamizar as políticas públicas para o setor, destacando propostas que apoiam a chamada agricultura de baixo carbono (ABC). 

Orçamento - O deputado Isauro Calais (PMDB) destacou que é necessário lutar para aumentar os recursos da Seapa, que tem um percentual muito baixo do orçamento se comparada a secretarias de outros estados.

Por sua vez, o deputado Fabiano Tolentino (PPS) considerou que Pedro Leitão tem ideias avançadas e equipe qualificada para desenvolver um bom trabalho. Ele também reivindicou do secretário ações em prol da segurança no campo. “O produtor rural, hoje, virou um refém dos bandidos. E, com isso, está deixando a roça e indo para a cidade”, constatou.

Setor rural ajuda a minimizar crise econômica

O deputado Antonio Carlos Arantes e o secretário Pedro Leitão concordaram que o produtor rural merece mais incentivos. Afinal, é ele quem tem dado respostas positivas na produção em um cenário de crise. “Neste momento, em que nos preocupa a geração de emprego e renda, o setor agropecuário mostra como podem ser geradas novas oportunidades no campo”, destacou Leitão.

Corroborando essa visão, Antonio Carlos Arantes disse que o Brasil não está numa situação pior graças à agropecuária, que em 2017 deve atingir uma safra de R$ 500 bilhões.

Projetos - Entre outros assuntos abordados na visita, o secretário Pedro Leitão anunciou que neste ano a Seapa vai encaminhar à ALMG alguns projetos de lei importantes. Um deles vai alterar a Lei 20.549, de 2012, que trata da produção e comercialização dos queijos artesanais mineiros, e outro, para propor mudanças na legislação sobre uso de agrotóxicos.

Também participaram da reunião o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Rui Verneque; o secretário adjunto da Seapa, Amarildo José Kalil; e representantes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Emater, além de servidores da Seapa e assessores do deputado Emidinho Madeira (PSB).


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

27/06/2017

Projeto para proteção aos professores já pode ir ao Plenário

PL 3.874/16 estabelece medidas protetivas e procedimentos para os casos de violência contra os servidores da educação.

27/06/2017

Panorama discute os limites para a educação infantil

Debate sobre até que ponto as crianças devem ser expostas a temas como incesto e violência motiva o programa.

27/06/2017

Agentes penitenciários pedem prorrogação de contratos

Segundo entidade da categoria, mais de 12 mil trabalhadores temporários podem ser demitidos até 2018.

27/06/2017

Frade ameaçado em Muriaé entra em programa de proteção

Atuação de religioso contra expansão da mineração na Serra do Brigadeiro é lembrada em reunião no distrito de Belisário.

27/06/2017 Boletim da tarde
Seu browser não suporta flash player
00:03:09 | Download (2953kb)

27/06/2017 Boletim da manhã
Seu browser não suporta flash player
00:03:12 | Download (3003kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter