O mosquito Aedes aegypti é um dos vetores da febre amarela, que será debatida em audiência

Comissão de Saúde debaterá surto de febre amarela em Minas

Deputados discutirão avanço da doença nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce e medidas de prevenção.

12/04/2017 - 18:09

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará, na próxima quinta-feira (20/4/17), às 9 horas, audiência pública para debater o surto de febre amarela que preocupa os moradores dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. A audiência acontecerá no Plenarinho IV e atende a requerimento do deputado Doutor Jean Freire (PT).

Apesar do fim da temporada chuvosa, o parlamentar ressalta que, em questões de saúde pública, é preciso sempre manter a vigilância. Mesmo com a situação sob controle, Doutor Jean Freire avalia que esses casos devem servir de exemplo.

"A Secretária de Estado da Saúde (SES) foi assertiva em suas ações de controle dos casos e resolveu o problema de forma eficaz. Entretanto, nós ainda precisamos debater o assunto, focando agora nas medidas preventivas", explica. "É preciso mobilizar a sociedade cada vez mais no intuito de acabar com os focos do mosquito transmissor", completou.

Segundo o Informe Epidemiológico da Febre Amarela divulgado nesta quarta (12) pela SES, em 2017, até o momento, foram notificados 1.130 casos da doença em Minas, sendo que desses 506 foram descartados e 398 são casos confirmados.

Com relação aos óbitos, foram notificados 203. Desses, 143 já foram confirmados para febre amarela. Devido ao alto número de infectados, diversas prefeituras do Estado realizaram campanha de vacinação.

Convidado – Da SES, foram convidados para a audiência o secretário e deputado licenciado Luiz Sávio de Souza Cruz e o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde, Rodrigo Fabiano do Carmo Said.

Também foram convidados a superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador de Minas Gerais, Deise Aparecida dos Santos; a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais, Kátia Barbalho Diniz Costa; o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva; e o secretário municipal e o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, respectivamente, Jackson Machado Pinto e Bruno Abreu Gomes.

Também integram a lista de convidados o prefeito (Mucuri) e a superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni, respectivamente, Daniel Batista Sucupira e Márcia Elizabeth Alves Ottoni; a superintendente regional de Saúde de Governador Valadares (Rio Doce), Janine Souza Vicente; o gerente regional de Saúde de Pedra Azul (Jequitinhonha), Francisco de Oliveira Carvalho; o secretário municipal de Saúde de Caratinga (Rio Doce), Giovanni Correa da Silva; a secretária municipal de Saúde de Ipanema (Rio Doce), Cristiane Lopes Guerra Tavares; a secretária municipal de Saúde de São Sebastião do Maranhão (Rio Doce), Sabrina Mesquita Lima; a secretária municipal de Saúde de Novo Cruzeiro (Mucuri), Eridiane Alves dos Santos; e, finalmente, o secretário municipal de Saúde de Ladainha (Mucuri), Fábio Peres dos Santos.