Na reunião, deputados criticaram o Projeto de Lei 4.135/17, do governador, que cria fundos estaduais de incentivo e de financiamento de investimento

Chega em Plenário indicação para diretor da Loteria Mineira

Autarquia explora jogos lotéricos a fim de gerar recursos para programas do Estado e promover o bem-estar social.

12/04/2017 - 17:12

O governador Fernando Pimentel encaminhou, nesta quarta-feira (12/4/17), ao Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Mensagem 237/17, indicando o nome de Ronan Edgard dos Santos Moreira para o cargo de diretor-geral da Loteria do Estado de Minas Gerais. Ele é graduado em direito e administração, com MBA em logística empresarial e pós-graduações em gestão de empresas e gestão financeira.

Ele trabalha na autarquia desde 2011 e já foi diretor de operações e 1° vice-diretor-geral, além do principal executivo, entre julho de 2014 e abril de 2015. No setor público, Ronan Moreira também foi assessor de comunicação da ALMG, entre 2009 e 2011.

Já no setor privado, passou pelo grupo Siderbras, de Divinópolis (Centro-Oeste de Minas) e pelas empresas Red Bull Energy Drink, Reckitt Benckiser, Colgate Palmolive, Indústria Brasileira de Formulários e Eli Lilly do Brasil. O executivo deverá ser sabatinado e avaliado por uma comissão especial e sua indicação terá que sera aprovada pelo Plenário.

Loteria Mineira – De acordo com a mensagem do governador, a autarquia, mais conhecida como Loteria Mineira, tem por competência gerar recursos e destiná-los à promoção do bem-estar social e a programas nas áreas de assistência, desportos, educação, saúde e desenvolvimento social, mediante exploração de jogos lotéricos e similares, no Estado.

Deputados voltam a criticar falta de informações em projeto do Executivo

Os deputados Gustavo Valadares e João Leite, ambos do PSDB, criticaram o Projeto de Lei 4.135/17, do governador, que cria fundos estaduais de incentivo e de financiamento de investimento, entre eles um que envolve o pagamento de aluguel pelo Executivo dos imóveis que já ocupa.

Eles reclamaram que a listagem dos imóveis não especifica de quais se tratam, limitando a determinar o município e a metragem. Gustavo Valadares apontou que sobre um dos imóveis não é informado sequer o município ao qual pertence. Para o deputado, o projeto nem poderia ter sido recebido. João Leite questionou como os parlamentares vão analisar uma proposição sem saber que tipo de imóvel está envolvido.

Em resposta aos colegas, o deputado André Quintão (PT) afirmou que o projeto apenas cria o fundo. Segundo ele, quando as negociações com os imóveis forem feitas, os projetos trarão as especificações de cada um. Em sua opinião, a medida do governador busca uma saída criativa para a crise financeira do Estado, que teria sido herdada do governo anterior, na forma de um déficit de R$ 8 bilhões.

André Quintão disse ainda que, ao criar os fundos, Pimentel está evitando demitir servidores públicos, privatizar o patrimônio ou reduzir serviços públicos. Ele ironizou a crítica da oposição, ao lembrar que o governador paulista, Geraldo Alckmin, também do PSDB, copiou a iniciativa do governador mineiro.

Consulte o resultado da reunião.