Programa da TV Assembleia vai debater assédio no ambiente de trabalho - Arquivo ALMG

Assédio sexual no trabalho é tema do programa Panorama

Delegada e defensora pública explicam o que as mulheres devem fazer para denunciar esses casos.

10/04/2017 - 14:48

O caso de assédio sexual envolvendo o ator José Mayer e uma figurinista da Rede Globo de Televisão chamou a atenção para a discussão sobre o machismo, o assédio e a violência contra a mulher. Para esclarecer essas questões, confira o programa Panorama, da TV Assembleia, que vai ao ar nesta terça-feira (11/4/17), às 8h30.

Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista a outros vídeos do programa Panorama.

Mesmo depois do ator ter feito um pedido público de desculpas, a repercussão do caso colocou em debate o assunto e gerou dúvidas sobre o que é considerado assédio e o que seria apenas uma paquera de mau gosto.

O programa recebe a delegada Danúbia Quadros, chefe da Divisão Especializada de Atendimento da Mulher, do Idoso e do Portador de Deficiência; e a defensora pública Maria Cecília Oliveira, coordenadora da Defensoria Especializada na Defesa da Mulher Vítima de Violência.

As convidadas esclarecem como se caracteriza o crime de assédio e o que as mulheres devem fazer caso seja vítimas de comportamentos abusivos no ambiente de trabalho.

Segundo a delegada, os casos ainda são subnotificados e, por isso, é difícil falar em números estatísticos. “Recebemos regularmente várias denúncias na delegacia mesmo antes da ocorrência deste caso que chamou a atenção do público”, afirma Danúbia.

A defensora pública chama a atenção para o fato de que o limite entre a simples paquera e o assédio é o consentimento da mulher. Ela afirma ainda que um elogio respeitoso não seria um problema.