O Encontro de Coordenadores de Polo prossegue nesta quinta (6), com apresentação dos módulos Gestão e Formação do projeto

ALMG recebe coordenadores do Parlamento Jovem

Encontro reúne mais de 20 participantes, que trocam experiências de articulação nos polos regionais.

05/04/2017 - 16:37

Um total de 22 coordenadores regionais do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), representando 65 municípios, participaram, na tarde desta quarta-feira (5/4/17), na Escola do Legislativo (ELE) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), da abertura do encontro regional preparatório para a etapa estadual do projeto.

O Encontro de Coordenadores de Polo é uma oportunidade de troca de conhecimento e experiências entre os responsáveis pela gestão do programa em nível regional, visando à formação dos estudantes que vão participar do PJ Minas.

Criado para estimular a formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior, o Parlamento Jovem é um projeto conjunto entre a ALMG, a PUC Minas e câmaras municipais.

Na abertura do encontro desta quarta (5), os participantes receberam as boas vindas da gerente-geral da Escola, Ruth Schmitz, e ouviram as instruções por parte dos coordenadores do projeto na ELE, Leandra Martins de Oliveira e Marta Parker.

Em seguida, as servidoras Eliane Bahmed e Kenia Rodrigues, do Centro de Apoio às Câmaras (Ceac) da ALMG, falaram sobre as exposições disponíveis para uso nos municípios. Elas informaram a respeito da mostra O Papel do Vereador e as Funções da Câmara, cujo material será entregue a cada um dos polos para ser utilizado na formação dos alunos que participarão do PJ Minas 2017.

Na sequência, o professor Robson Sávio Souza Reis, doutor em Ciências Sociais e coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas, conduziu uma roda de conversa sobre política e educação.

O professor Alexandre Eustáquio Teixeira, doutor em Ciências Sociais pela PUC Minas, e Leandra Martins de Oliveira orientaram a apresentação dos coordenadores de polo, que falaram sobre experiências de articulação e interação entre as cidades em cada um dos polos regionais.

Redes sociais - O encontro prossegue nesta quinta (6) com uma apresentação dos módulos Gestão e Formação do projeto, disponíveis na plataforma de ensino a distância da ALMG. Também está prevista uma apresentação da Gerência de Mídias Digitais da ALMG sobre o PJ Minas nas redes sociais, com ênfase na fan page do projeto.

Etapas - A plenária estadual do Parlamento Jovem, em que os estudantes discutem propostas sobre o tema deste ano - Educação Política - será realizada entre os dias 20 e 22 de setembro, na ALMG. Antes, entre abril e agosto, acontecem as etapas municipais e regionais.

Neste ano, o projeto conta com 65 cidades participantes, distribuídas em 12 polos regionais.