Lei sobre qualidade dos exames de mamografia também será abordada - Arquivo/ALMG

Panorama aborda redução da oferta de mamografia

Programa da TV Assembleia avalia como a diminuição dos exames preventivos afeta pacientes da rede pública do Estado.

29/03/2017 - 12:13 - Atualizado em 29/03/2017 - 13:58

O programa Panorama, da TV Assembleia, que estreia nesta quinta-feira (30/3/17), às 8h30, vai falar sobre a contradição entre o aumento do número de campanhas de combate ao câncer e a diminuição dos exames preventivos nos postos de saúde da rede pública, justamente entre o público considerado prioritário para a Organização Mundial de Saúde.

Confira a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista a outros vídeos do programa Panorama.

Os convidados desta edição do Panorama são Ana Paula Mendes Carvalho, coordenadora de Atenção à Saúde da Mulher/Rede Cegonha da Secretaria de Estado da Saúde, e o médico mastologista João Henrique Penna Reis, da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Os especialistas falam sobre a atual realidade desses exames em Minas Gerais, assim como sobre o que vem sendo feito para reverter a queda no atendimento, principalmente em relação às mamografias.

Os convidados avaliam a falta de continuidade nos tratamentos, que condena milhares de pacientes com o diagnóstico em mãos. Outro assunto em pauta é lei aprovada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais que estabelece diretrizes para o poder público monitorar a qualidade dos exames de mamografia realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela rede particular.

O mastologista ainda desfaz um mito sobre o autoexame e a discussão se ele pode desestimular a procura por médicos especializados.

Reprises - Esta edição do Panorama tem reprises às 19h30 desta quinta-feira (30) e à uma hora da manhã de sexta (31).