O edital refere-se às mostras de artesanato a serem realizadas na Galeria de Arte de julho a dezembro de 2017 - Arquivo/ALMG

Publicado edital para artesanato na Galeria de Arte

Com inscrições abertas de 10 a 28 de abril, seleção destina-se a coletivos de artesãos de entidades sediadas no Estado.

29/03/2017 - 15:25 - Atualizado em 29/03/2017 - 17:57

O Diário do Legislativo divulga, na edição desta quarta-feira (29/3/17), edital do processo de seleção para artesanato na Galeria de Arte do Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), localizada na Rua Rodrigues Caldas, 30, bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 10 a 28 de abril. Poderão participar coletivos de artesãos, representados por associações ou cooperativas constituídas como pessoa jurídica, sediadas em Minas Gerais, para ocupação, sem contrapartida financeira, de espaço coletivo destinado à promoção e divulgação de produtos artesanais do Estado.

As ocupações serão realizadas em sete semanas, entre julho e dezembro de 2017. Cada evento terá a duração de cinco dias úteis, incluindo a montagem e desmontagem.

Serão selecionadas até sete propostas de coletivos de artesãos. Não serão aceitas inscrições de coletivos de artesãos contemplados na última edição do edital de seleção para ocupações da Galeria de Arte da ALMG, realizado em 2016.

Inscrições – O processo de inscrição consiste na entrega da proposta a ser avaliada no processo seletivo, conforme determina o item 5 do edital. A proposta deverá ser entregue pessoalmente ou via Correios/Sedex para o Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema (Rua Rodrigues Caldas, 30, Térreo, bairro Santo Agostinho, CEP 30190-921, Belo Horizonte – Minas Gerais).

O proponente que optar pela via presencial deverá entregar a proposta em dias úteis, no horário das 8 às 18 horas. O envio pelos Correios, via Sedex, deverá ser com aviso de recebimento (AR), observando-se o período de postagem correspondente ao período de inscrição determinado no item 4.1. Não serão aceitas inscrições fora do prazo.

Propostas – A proposta a ser apresentada pelo coletivo de artesãos, em suporte digital (CD/DVD), deverá ser composta de projeto, indicando:

  • A diversidade das técnicas, dos ofícios artesanais e dos produtos que se pretende expor;
  • As características regionais do artesanato;
  • Currículo do coletivo de artesãos, com perfil dos associados e, caso possua, matérias de jornais, revistas, vídeos e documentários que evidenciem o seu trabalho;
  • Fotos das peças que se pretende expor ou que representem o artesanato a ser exposto, em alta definição, com legendas, título, nome do artesão e crédito do fotógrafo autor.

Mineiranças – A realização de eventos do tipo feiras e exposições na Galeria de Arte é prevista no projeto Mineiranças – Artesanato, que tem por objetivo valorizar as práticas culturais de comunidades mineiras, sobretudo o artesanato, os ofícios tradicionais e a cultura popular regional.