Convidados vão falar sobre como lidar com as limitações naturais da idade - Arquivo/ALMG

Programa Panorama aborda saúde dos idosos

Atração da TV Assembleia debate as políticas públicas oferecidas à população acima dos 60 anos.

27/03/2017 - 10:53

O Brasil possui atualmente a quinta maior população idosa do mundo. No programa Panorama, da TV Assembleia, que estreia nesta terça-feira (28/3/17), às 8h30, dois médicos abordarão desafios ligados à saúde desses cidadãos.

Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Veja os vídeos do Programa Panorama.

Já são cerca de 28 milhões de pessoas acima dos 60 anos, quase 14% de todos os brasileiros, e os dados mostram que essa realidade tende a aumentar com o crescimento da longevidade.

Os números revelam a dimensão do desafio para os próximos anos: garantir o cuidado de longa duração aos idosos para que envelheçam de forma saudável, tanto para eles quanto para as famílias.

Os convidados do programa, Rodrigo Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria, seção Minas Gerais; e Myrian Celani, chefe do setor de Ginecologia do Hospital das Clínicas, falam sobre como lidar com as limitações naturais da idade; detalham as políticas públicas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e os programas oferecidos pelos governos federal e estadual.

Recebidos pelo jornalista Fernando Gomes, os especialistas também abordam a diferença nos cuidados para homens e mulheres que já entraram na chamada terceira idade. A preocupação não é só com a parte física e a ausência de doenças. Os médicos também cuidam, cada vez mais, do estado emocional nessa nova fase da vida de milhões de brasileiros.

Reprises - O Panorama é reprissado às 19h30 da terça (28) e à 1 hora da manhã da quarta-feira (29).