Rádio Assembleia opera como agência de notícias, rádio web e som ambiente
A Rádio Assembleia tem programação musical e informativa ao longo do dia inteiro
Lyria Vaz atua como locutora na Rádio Assembleia há 17 anos

Atividades da Assembleia são divulgadas nas ondas do rádio

Agência de rádio tem transmissão pela web e faz entradas ao vivo, levando notícias para 222 emissoras de todo o Estado.

21/02/2017 - 17:16

Há 17 anos, notícias sobre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) chegam aos cidadãos de todas as regiões do Estado pelas ondas do rádio. O serviço noticioso da Rádio Assembleia opera como rádio web e interna e também atua como agência de notícias, com conteúdo publicado na internet e com transmissões ao vivo para mais de 220 emissoras.

As transmissões ao vivo são feitas por meio do boletim Correspondente Assembleia, em parceria com emissoras da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e do interior, totalizando 97 rádios comerciais, 115 comunitárias e dez educativas. O informativo tem duração de dois a três minutos e está há 17 anos no ar.

Além dele, a agência conta também com outros boletins publicados no Portal da Assembleia e enviados por e-mail para mais de 850 emissoras, alcançando em torno de 500 municípios. Os áudios estão disponíveis para download e qualquer pessoa, veículo ou instituição pode acessá-los.

Outro importante produto da Agência de Rádio é o Repórter Assembleia, noticiário semanal de cinco minutos, veiculado a partir de 2015 pela Rádio Inconfidência, com alcance estadual e também publicado para download.

“Buscamos uma abordagem jornalística da produção institucional com foco nos conteúdos mais abrangentes da produção legislativa, de modo a levar informações ao maior número possível de ouvintes”, afirma a gerente da rádio, Rosangela Rabelo.

Rosangela destaca a importância do Correspondente Assembleia como ferramenta de divulgação da atividade parlamentar, já que, por meio dele, é possível ter certeza de que a notícia é veiculada, uma vez que o boletim entra ao vivo.

Por sua vez, a gerente-geral de Rádio e TV, Patrícia Porto, afirma que essa percepção é "rica" porque, nesse contexto, o cidadão acompanha a informação sem o preconceito comum quando o assunto é política.

A transmissão de boletins ao vivo é monitorada pela equipe por meio de um indicador de desempenho mensal, em que 20 rádios respondem a um questionário sobre a atuação do locutor, o cumprimento de horário de transmissão e o conteúdo. Em 2016, os índices de avaliação foram superiores a 95%, segundo os relatórios do setor.

Em teste, geração via satélite favorece usuários de parabólica

Completam os serviços de rádio a transmissão de programação no som ambiente da Assembleia, desde abril de 2000, e a rádio web, desde maio de 2010, pelo sistema streaming, tecnologia de fluxo de dados ou conteúdos multimídia, com acesso pela internet.

Também está em teste a geração da mesma grade da web via satélite, permitindo ao usuário de parabólica acompanhar a programação utilizando a mesma configuração de antena que permite assistir à TV Assembleia.

Com programação musical e informativa 24 horas, a Rádio Assembleia web e no som ambiente permite acompanhar ao vivo as reuniões deliberativas de Plenário, geradas a partir da TV Assembleia, e ouvir informações rápidas sobre outras atividades parlamentares, como audiências públicas, debates e seminários, além de atividades culturais, palestras e cursos da Escola do Legislativo.

A emissora legislativa também se utiliza de spots para veicular conteúdos educativos produzidos por outras entidades, voltados para questões como doação de sangue, luta contra as drogas, combate à dengue e outras doenças.

Locutores criam vínculo com emissoras e ouvintes

Para tocar esse trabalho, a Agência de Rádio conta com uma equipe formada por seis jornalistas, dois estagiários, um trabalhador mirim, dois operadores de áudio e oito locutores. Os locutores são os responsáveis pelas transmissões ao vivo, criando um forte vínculo entre a ALMG, as retransmissoras e os ouvintes.

Há 17 anos como correspondente Assembleia em diversas rádios do interior e da Capital, Lyria Vaz de Oliveira não esconde o entusiasmo pelo que faz. “Depois de anos fazendo as transmissões diariamente, as pessoas, mesmo sem nos conhecer, criam vínculos fortes com a gente”, diz.

Ela narra fatos curiosos, como o do ouvinte que a convidou para ser madrinha de casamento e o de outra ouvinte que afirmava gostar de ouvir sua voz. “Ela estava grávida e dizia que a minha voz a acalmava”, conta. “O nosso papel é divulgar o trabalho institucional, sem nos deixar levar por questões partidárias e evitando emitir opinião pessoal sobre temas polêmicos”, conclui.

Carnaval – Durante o carnaval, uma programação especial foi preparada pela Rádio Assembleia, para animar os ouvintes da web. Durante os quatro dias de folia, o internauta poderá acompanhar ritmos carnavalescos, axé, marchinhas e frevo, com destaque para a seleção especial de samba de raiz e clássicos da MPB.

Veja a seguir alguns números que demonstram o alcance da Rádio Assembleia:

Dados da Agência de Rádio - 2016

Transmissões ao vivo

Mais de 42 mil

Downloads de áudios

16.563

Execuções de áudios no Portal (sem download)

17 mil

Audiência Rádio Web (acessos de computadores externos)

3.800 visitantes (de abril a dezembro de 2016)