O deputado Adalclever Lopes destacou a importância e o prestígio da condecoração

Conselho da Medalha da Inconfidência inicia trabalhos do ano

Representantes de órgãos públicos, universidades e institutos de pesquisa começam a discutir lista de homenageados.

16/02/2017 - 12:29

O Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência se reuniu pela primeira vez em 2017 na manhã desta quinta-feira (16/2/17) no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O encontro foi comandado pelo presidente da ALMG e do conselho, deputado Adalclever Lopes (PMDB), que anunciou que enviará os nomes a serem homenageados neste ano depois de definidos os líderes e presidentes das comissões da Casa Legislativa. Segundo ele, essas definições deverão ser feitas até a próxima semana.

O deputado Adalclever Lopes ressaltou que quase todos os membros efetivos estiveram presentes nesta primeira reunião, o que evidencia a importância e o prestígio da condecoração.

Representantes de outros órgãos já começaram a entregar suas sugestões de homenageados, mas a lista completa ainda não foi divulgada. O representante do Poder Executivo, o subsecretário de Cerimonial e Eventos Bruno Rosa, anunciou que a solenidade de 2017 deve manter o mesmo número de agraciados do ano anterior: três por instituição.

Formado pelos comandantes de vários órgãos dos três Poderes estaduais, de universidades e de institutos de pesquisa, o colegiado abriga 17 instituições.

Medalha - A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 e é a maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais. Esta é a 66ª edição.

A premiação é anual e sempre realizada no dia 21 de abril, em Ouro Preto. O município, que foi a capital de Minas Gerais entre 1823 e 1897, recebe a transferência simbólica da capital do Estado nessa data.