Maior flexibilidade nas carreiras atuais também será tema de discussão - Arquivo/ALMG

Escolha da profissão é tema de debate no Panorama

No programa da TV Assembleia, especialistas dão dicas para jovens sobre o ingresso na carreira profissional.

15/02/2017 - 15:04

Personalidade, valores, talento e interesse são algumas das variáveis que devem ser levadas em consideração no momento em que o jovem escolhe uma profissão ou um curso na universidade.  O assunto é tema do programa Panorama, da TV Assembleia, que vai ao ar nesta quinta-feira (16/2/17) às 8h30.

Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Assista a outros vídeos do programa Panorama.

Especialistas acreditam que buscar o autoconhecimento, no momento da decisão, pode aumentar as chances de sucesso na escolha, mais que questões econômicas ou tradição de família.

A psicopedagoga e coach de profissão, Denise Gobbo, e a coordenadora do programa de Orientação Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Delba Barros, participam da conversa sobre o que levar em conta para se decidir que rumo tomar na carreira. As convidadas do programa analisam as mudanças ocorridas nos últimos anos que afetaram os jovens na hora da escolha da profissão.

A principal delas é a adoção do Enem para o acesso às universidades públicas. Como a nota de corte para alguns cursos é muito alta, muitos candidatos optam por seguir um outro curso que não seria de sua preferência apenas para entrar na universidade. “O índice de reopção de curso que era de 0,5% subiu para 6,5% na UFMG”, constata a coordenadora Delba Barros.

Outra mudança no perfil das carreiras atuais é a maior possibilidade de mudança ao longo da trajetória profissional. Isso faz com que o leque de opções aumente para os jovens. O que pode gerar um certo stress na hora da escolha. “Pense nos talentos e pontos fortes da sua personalidade. E escolha algo que você possa fazer a diferença como profissional”, diz a coach Denise Gobbo.

Reprises - O Panorama tem reprises às 19h30 desta quinta (16) e à uma da manhã de sexta (17).