Duarte Bechir falou que economia já dá sinais de melhora
Emidinho Madeira defendeu a cafeicultura
Sargento Rodrigues destacou que proposta é inadequada
João Leite também criticou minuta de decreto
Antônio Jorge disse que vai solicitar criação de comissão sobre febre amarela
Bonifácio Mourão lamentou interrupção de obras de hospital

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 14/2/17

Deputados fizeram críticas a iniciativas do Governo do Estado nas áreas da segurança pública e saúde.

14/02/2017 - 17:25

Economia
O deputado Duarte Bechir (PSD) salientou que o atual momento pelo qual o Brasil passa exige muita coragem para que seja feito o necessário. O parlamentar lembrou que o desemprego de 12% da força de trabalho requer iniciativas urgentes. “Não podemos postergar as medidas fundamentais para que a economia tenha melhorias”, afirmou. Para Duarte Bechir, no entanto, a situação econômica já começa a dar sinais de recuperação. Ele citou pesquisa recente do Banco Central que revela previsão de queda da inflação. De acordo com o deputado, é preciso buscar o Brasil que se deseja e Minas Gerais terá, como sempre, um papel de vanguarda nesse sentido. Ele comentou que o Governo de Minas vai superar os desafios postos. Duarte Bechir também criticou, em seu pronunciamento, o clima de vale-tudo que, em sua opinião, está imperando no País.“Como agentes públicos, precisamos estar cientes das nossas responsabilidades”, acrescentou.

Cafeicultura
O deputado Emidinho Madeira (PSB) criticou a proposta do Governo Federal de importar café, pois considera que o Brasil tem estoque suficiente do produto. Ele afirmou que o setor cafeeiro é um grande gerador de emprego e não pode ser prejudicado por medidas como essa. Nesse sentido, sugeriu a criação de uma bancada parlamentar em defesa da cafeicultura. E aproveitou para elogiar a Cooperativa de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé) pela realização da Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), entre 8 e 10 de fevereiro, nesse município do Sul de Minas. O deputado também cumprimentou o novo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, empossado no último dia 10, no lugar de Jônadam Ma. Em aparte, o deputado Bosco (PTdoB) endossou as palavras de Emidinho acrescentando que os dois estiveram na solenidade de posse da associação, “uma das maiores do Brasil, com cerca de 4 mil membros”.

Minuta de decreto
A minuta de decreto para regulamentar a Lei 22.257, de 2016, que traz a estrutura orgânica da administração pública do Executivo do Estado, foi criticada pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT). Segundo ele, a proposta é inadequada, por tratar de prerrogativas que seriam de leis. O parlamentar acrescenta que o documento propõe a criação do Comitê de Gestão da Aviação Estadual, a qual seria subordinado o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). O comitê seria composto por representantes do CBM, das Polícias Militar e Civil, entre outros órgãos. Na opinião de Rodrigues, essa medida contraria a Lei Complementar 54, de 1999, que trata da organização básica do CBMMG, e garante, segundo ele, a autonomia financeira e administrativa dessa corporação. “A partir de um mero decreto, querem alterar a Constituição Estadual e a Lei Complementar do Corpo de Bombeiros”, criticou. Em aparte, Antônio Jorge (PPS) apoiou a fala de Rodrigues.

Governo do Estado
Críticas ao Governo de Minas pautaram o discurso do deputado João Leite (PSDB). Uma delas também diz respeito à minuta de decreto que cria o Comitê de Gestão da Aviação Estadual. A iniciativa retira, na opinião do parlamentar, função dos Bombeiros Militares, que têm expertise em salvamento nas estradas e em outros tipos de acidentes. “O governador quer dar para a Polícia Militar esse cuidado. Sabemos do importante papel da PM, mas esse não é o trabalho dela”, comentou. João Leite citou, ainda, dados recentes que mostram que o índice de captação de órgãos para transplantes em Minas Gerais é o menor em cinco anos. Em aparte, o deputado Bonifácio Mourão (PSDB) falou que uma das medidas de Pimentel foi suspender a construção de hospitais regionais. Em outro aparte, o deputado Sargento Rodrigues (PDT) enfatizou que a segurança pública teve avanços nos últimos governos do PSDB no Estado, mas que agora estão indo por água abaixo.

Apagão da saúde
Na avaliação do deputado Antônio Jorge (PPS), assiste-se em Minas a um verdadeiro "apagão da saúde". Esse quadro, segundo ele, se deve à falta de gestão do atual governo, “que só faz críticas”. Ele informou que a área de doação de órgãos está com o menor índice de captação dos últimos anos e o maior índice de morte encefálica. Também questionou a demora na conclusão do Hospital Regional de Governador Valadares (Vale do Rio Doce). Jorge ainda denunciou os atrasos nos repasses a municípios dos programas Saúde em Casa e Urgência e Emergência. E comunicou que vai solicitar a criação de comissão especial na Assembleia Legislativa para tratar do surto de febre amarela em Minas. Em aparte, o deputado Bonifácio Mourão (PSDB) reclamou que uma ordem judicial para fornecimento do remédio Temodal está sendo descumprida pelo Governo do Estado. Defendendo o governo, Paulo Guedes (PT) disse que o problema da saúde é crônico e não começou na gestão de Fernando Pimentel.

Hospital regional
O deputado Bonifácio Mourão (PSDB) criticou a paralisação pelo Governo do Estado de obras nos hospitais regionais, sobretudo, no de Governador Valadares (Vale do Rio Doce). O parlamentar defendeu a relevância da entidade, explicando que 80% das obras dessa unidade já estão concluídas e que ela atenderá a muitos municípios da região. Ele falou que, junto com outros deputados, conseguiu alocar recursos para a continuidade dessas obras. Para Bonifácio Mourão, não pode haver esqueletos de construções, enquanto a população precisa de atendimento médico. Ele ponderou ainda que, com o funcionamento desse hospital regional, haverá menos demanda para a Capital. Em aparte, Arlen Santiago (PTB) criticou a falta de investimentos na área da saúde. Também em aparte, Celise Laviola (PMDB) disse reconhecer a gravidade da situação, mas salientou a confiança no compromisso do governador de concluir o hospital.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.