O Assembleia Cultural agrupa as iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições, mostras de artesanato, espetáculos de dança e peças de teatro, entre outras
O Segunda Musical oferece, no Teatro, espaço para os amantes de música clássica
A exposição sobre o carnaval de BH pode ser visitada de segunda a sexta, das 8 às 18 horas, na Galeria

Assembleia Cultural abre novos espaços para a arte em BH

Teatro e Galeria trazem programação variada para promover as expressões artísticas e valorizar a cultura mineira.

10/02/2017 - 12:42 - Atualizado em 13/02/2017 - 11:14

Com programas que contemplam de música clássica a comédias stand-up e exposições que vão de pinturas e fotografias a ilustrações de livros infantis, o Assembleia Cultural tem contribuído para alavancar carreiras artísticas e ofertar uma programação diversificada para o público mineiro há mais de uma década.

Os interessados em participar, em 2017, dos editais de ocupação do Teatro e da Galeria de Arte do Espaço Político Cultural Gustavo Capanema, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), já podem se inscrever para os processos seletivos

Nomes consagrados nos cenários estadual e nacional tiveram nesses espaços momentos essenciais no início das suas carreiras. É o caso, por exemplo, do cantor e compositor Wilson Sideral. “Na época eu estava começando, tocava em bares. Foi a primeira vez que me apresentei em um teatro”, conta Sideral, que participou do programa batizado de Zás, que completou 20 anos em 2016. 

Zás - O Zás oferece espetáculos de música, teatro, dança, humor e poesia, entre outras manifestações artísticas, sempre às sextas, ao meio-dia, no Teatro. “É diferente. As pessoas vão ao teatro não para paquerar ou para beber, vão para assistir a um espetáculo. Todas as luzes são para o artista”, completa Sideral.

Paulinho Horta e Paula Fernandes são outros músicos que passaram pelo Zás quando ainda despontavam para o sucesso. E, como não só de música vive esse palco, o humorista Carlos Nunes, que está sempre por ali, lembra da importância da transmissão pela TV Assembleia. “Muita gente das cidades do interior me contratou depois de me assistir na televisão”, afirma Nunes.

Segunda Musical - Outro programa de destaque, já com 15 anos de existência, é o Segunda Musical, que oferece espaço para amantes de música clássica, sempre às segundas, às 20 horas, no Teatro. Voltado para a apresentação de estudantes, selecionados em uma audição anual, ele já se consolidou em Belo Horizonte.

A idealizadora do programa, Cláudia Bento, destaca que se trata de uma iniciativa que dá oportunidade para novos talentos. Parte das apresentações compõem o que é chamado de “convite do mestre” e leva intérpretes consagrados para esse palco, o que também é considerado pelos idealizadores como uma forma de incentivar os estudantes.

Seleção – O Assembleia Cultural agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura e não se restringe ao teatro. Os editais abertos atualmente contemplam a ocupação do teatro nas noites de quinta a sábado, que deve ser feita por peças teatrais ou números musicais. Os processos de seleção para o Zás e o Segunda Musical ainda serão divulgados.

Na Galeria de Arte há espaço para mostras e exposições de artes visuais nas modalidades de pintura, desenho, escultura, gravura, documento, fotografia, instalação e outros. O edital disponível agora abarca todas essas possibilidades. Apenas no caso de artesanato, os interessados devem esperar seleção específica, a ser publicada em até 60 dias.

Para participar dos processos seletivos, podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, mas é vetada a participação das propostas contempladas no edital de 2016.

A documentação solicitada deverá ser encaminhada pessoalmente ou pelos Correios para a Assembleia Legislativa. Mais esclarecimentos sobre o edital ou a documentação necessária podem ser obtidos pelo telefone (31) 2108-7303 ou pelo e-mail selecao.cultural@almg.gov.br.

Carnaval de BH é tema de mostra fotográfica

Uma das ações do Assembleia Cultural prossegue até o próximo dia 24, na Galeria de Arte da Assembleia, a exposição “O Democrático Carnaval de Belo Horizonte”. A mostra começou no último dia 6 e pode ser visitada de segunda a sexta, das 8 às 18 horas.

Composta por cerca de 30 fotografias, a exposição evidencia a alegria da festa que tem se consolidado como uma manifestação cultural na Capital e tem gerado ganhos culturais, turísticos e financeiros para a cidade.

Ela foi produzida pelo Coletivo Cortina de Fumaça, formado por seis fotógrafos mineiros: Hugo Azevedo, Júnior Conegundes, Leo Peixoto, Ruy Pereira, Thiago Fernandes e Vitor Macedo. O grupo atua com a proposta de produzir um acervo fotográfico de cenas, manifestações e comportamentos e de multiplicar o diálogo entre a fotografia profissional, autoral e artística.