Sargento Rodrigues disse que denúncias sobre a designação foram recebidas
Cristiano Silveira falou que inconstitucionalidade da Lei 100 gerou passivo
Léo Portela criticou a ideologia de gênero
Antonio Carlos Arantes enfatizou que importação prejudicaria cafeicultura
Dalmo Ribeiro Silva relatou falta de segurança no Sul de Minas

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 7/2/17

Parlamentares abordaram processo de designação de profissionais da educação e obra na rodovia MG-290, no Sul de Minas.

07/02/2017 - 17:46 - Atualizado em 08/02/2017 - 10:49

Designação I
Críticas ao Governo do Estado em razão de falhas detectadas no novo processo de inscrição online para seleção de servidores da educação designados marcaram o pronunciamento do deputado Sargento Rodrigues (PDT). Segundo ele, a oposição tem recebido denúncias de diversas regiões de Minas quanto à desorganização do processo, apontando erros e inconsistências no sistema, que teria ficado fora do ar pelo menos de 24 de janeiro a 3 de fevereiro. Além disso, acrescentou, muitos professores teriam denunciado, também, que diretores estariam “escondendo vagas” para favorecer aliados. Em apartes, o deputado Léo Portela (PRB) defendeu que professores resistam e ocupem as escolas e Gustavo Valadares (PSDB) provocou o líder do PT, André Quintão, afirmando que ele tem que ser muito corajoso para defender Pimentel. André Quintão respondeu que é papel da oposição apontar falhas e lembrou que o governador nomeou 40 mil concursados.

Designação II
O deputado Cristiano Silveira (PT) enfatizou que não houve sucateamento maior na área da educação do que nas gestões do PSDB à frente do Estado. Segundo o parlamentar, o problema atual das designações decorre da gestão educacional anterior. Ele relatou que Fernando Pimentel encontrou quadro de profissionais da educação ocupado em 2/3 por designados e concursados não eram nomeados. Em relação ao processo informatizado para as designações, Cristiano Silveira justificou que houve questões pontuais, ligadas à implantação da tecnologia, mas que não teve outras grandes novidades. O deputado acrescentou também que a inconstitucionalidade da Lei Complementar 100, de 2007, gerou um passivo imenso para Minas, resultando em problemas dessa natureza. Em apartes, o deputado Douglas Melo (PMDB) defendeu soluções para o processo de designação e André Quintão relatou que é preciso apresentar alternativas e não apenas politizar a questão.

 

Gênero
O deputado Léo Portela fez diversas críticas ao Governo do Estado, acusando-o de ser contra a família e o combate às drogas. Ele acredita que a atual administração tem por objetivo “destruir a instituição familiar” ao liberar, por meio de decreto, o uso do nome social “em qualquer esfera da administração pública”, favorecendo transexuais e transgêneros. O parlamentar leu trechos do Manifesto Comunista, de Karl Marx, em que o filósofo alemão faz críticas “à família burguesa”, afirmando que o livro serve de inspiração para os que defendem a ideologia de gênero. Léo Portela também acusou o governo de perseguir os que combatem as drogas, por reduzir investimentos nas comunidades terapêuticas. Em aparte, Sargento Rodrigues reforçou as críticas a Pimentel, salientando as denúncias de corrupção apontadas na operação Acrônimo, da Polícia Federal, que apura suposto esquema de lavagem de dinheiro para campanhas eleitorais. O parlamentar também reclamou do atraso e do parcelamento no pagamento de salários do funcionalismo.

Café
A possibilidade de o governo federal autorizar importação de café pautou o pronunciamento do deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB). “Somos referência nesse produto. Sou contrário a essa iniciativa”, afirmou. Ele disse duvidar que não haja estoque suficiente no País e que os preços serão altos e acrescentou que, nesse tipo de operação, pragas e doenças podem chegar ao Brasil, o que pode afetar a cafeicultura local. Antonio Carlos Arantes também parabenizou o prefeito de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Alex de Freitas, que baixou o preço das passagens de ônibus. Sobre o processo online de designação de profissionais da educação, o parlamentar enfatizou que faltam equipamentos adequados e treinamento dos trabalhadores para a eficácia da iniciativa. Por fim, ele criticou o governo por alegar déficit, mas ter criado novas secretarias de Estado.

MG-290
A paralisação do projeto de engenharia da rodovia MG-290, no Sul de Minas, e as falhas na segurança pública da região levaram à tribuna o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). O parlamentar mostrou-se duplamente surpreso: primeiro, com a suspensão das obras, divulgada no Diário Oficial de Minas Gerais, na última sexta-feira (3); e, depois, com a decisão do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-MG), que tornou sem efeito a publicação. “Isso nos deixou com uma grande interrogação: as obras, afinal, vão ou não continuar?”, indagou o deputado, afirmando que junto com a comunidade vai cobrar providências do governo. O parlamentar lamentou ainda que quadrilhas venham agindo à vontade, arrombando caixas eletrônicos e implantando o terror no Sul de Minas. Em apartes, os deputados Gustavo Valadares e Bonifácio Mourão (PSDB) destacaram que a referida obra é importante para o desenvolvimento da região.


Consulte os pronunciamentos realizados em Plenário.