Parlamento Jovem de Minas propõe a discussão de um assunto de interesse da sociedade em três etapas diferentes - Arquivo/ALMG

PJ Minas recebe 22 câmaras municipais novatas em 2017

Projeto de formação política, realizado pela ALMG e PUC Minas, chega à 14ª edição com a participação de 65 cidades.

09/02/2017 - 18:15

O Parlamento Jovem de Minas conta, neste ano, com a participação de 22 câmaras municipais novatas. Ao todo, 65 cidades devem participar desta edição do projeto de educação política, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e pela PUC Minas, em parceria com os Legislativos municipais. 

No ano passado, estudantes do ensino médio e superior de 43 municípios mineiros, divididos em 12 polos regionais, integraram a iniciativa, sendo que nove cidades participaram pela primeira vez. Para a gerente-geral da Escola do Legislativo (ELE) da Assembleia, Ruth Schmitz, houve aumento significativo de participantes do ano passado para este e a expectativa é de um debate ainda mais qualificado.

Em 2017, também organizados em 12 polos, os alunos irão discutir o tema da “Educação política nas escolas”. Eles vão refletir sobre três aspectos relativos a esse assunto: educação política e currículo; interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens; e educação política para uma gestão democrática e participativa nesses espaços.

Segundo a gerente-geral da ELE, a temática deste ano é oportuna. “Tem muita relação com o ambiente deles. Há também muita informação sobre o assunto sendo compartilhada. Então, o debate deve ser rico ”, comentou Ruth Schmitz.

Cidades participantes - 2017

Novatas

Veteranas

Andradas

Betim

Bonfinópolis de Minas

Cachoeira de Minas

Camanducaia

Carandaí

Conceição do Mato Dentro

Conceição dos Ouros

Córrego do Bom Jesus

Curvelo

Formiga

Ibiracatu

Itanhandu

Lavras

Limeira do Oeste

Madre de Deus de Minas

Maria da Fé

Pains

Paraisópolis

Ponte Nova

Senhora dos Remédios

Taiobeiras

 

Belo Horizonte

Cambuí

Capelinha

Carvalhópolis

Conceição das Alagoas Divinópolis

Extrema

Guaxupé

Itabira

Itajubá

Itamarandiba

Iturama

João Monlevade

João Pinheiro

Juiz de Fora

Leopoldina

Machado

Matias Barbosa

Montes Claros

Monte Sião

Nova Serrana

Ouro Fino

Ouro Preto

Pará de Minas

Paula Cândido

Poços de Caldas

Pouso Alegre

Rio Preto

Santana da Vargem

Santa Rita de Caldas

Santos Dumont

São Gonçalo do Rio Abaixo São Lourenço

São Sebastião do Paraíso

Três Corações

Três Pontas

Ubá

Uberaba

Uberlândia

Unaí

Varginha

Viçosa

Visconde do Rio Branco

Formação - Representantes de câmaras municipais participantes fazem, até esta sexta-feira (10/2/17), um curso de formação de coordenadores. Organizado em quatro blocos, as atividades tiveram início na última quarta (8) e abordam as diretrizes para a realização do projeto neste ano e a organização dos polos, a gestão do PJ Minas 2017, boas práticas, tema, subtemas, além da dinâmica de discussão, elaboração e votação de propostas.

O PJ Minas está em sua 14ª edição. O projeto propõe a discussão de um assunto de interesse da sociedade em três etapas diferentes: municipal, regional e estadual, resultando em um documento de propostas sobre o tema em questão.