Com tiragem de 580 exemplares, o jornal traz as principais informações sobre o trabalho dos deputados no Plenário e nas comissões, entre outros temas de destaque
Adalclever Lopes avalia que o jornal demonstra a qualidade do trabalho produzido pela ALMG
Miscelânea de capas do Assembleia Informa ao longo de seus 25 anos de existência
Jorge Caixêta destaca a importância do jornal como fonte de comunicação para a área parlamentar

Jornal Assembleia Informa chega à edição de número 5.000

Informativo produzido pela Diretoria de Comunicação da ALMG cumpre o papel de publicizar as ações do Parlamento mineiro.

08/02/2017 - 09:00

Com pouco mais de 25 anos de existência, o jornal Assembleia Informa, produzido pela Diretoria de Comunicação Institucional da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), consolidou-se como um guardião da memória do cotidiano do Poder Legislativo mineiro. A edição de número zero foi publicada em 30 de abril de 1991. Desde então, foram muitos os fatos, debates, acontecimentos políticos e personagens retratados no informativo, que chega nesta quarta-feira (8/2/17) à edição 5.000.

O jornal número 1, datado de 2 de maio de 1991, revelou um fato raro na ALMG: a rejeição em Plenário de parecer pela inconstitucionalidade emitido pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O projeto de lei em questão era o 116/91, que propunha a conversão em dinheiro das férias-prêmio dos servidores públicos mutuários para fins de quitação da compra da casa própria e que foi transformado em lei no ano seguinte.

Outras edições trouxeram a repercussão do contexto político e social do momento. Na de 21 de junho de 1991, por exemplo, o Assembleia Informa publicou nota sobre visita do príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança à ALMG, na qual ele tratou de plebiscito que escolheria, em 1993, a volta à monarquia ou a manutenção do regime republicano no Brasil. Em 21 de agosto do mesmo ano, enfatizou pronunciamentos de deputados em função da tentativa de derrubada do líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev.

O presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (PMDB), destaca a importância desse noticiário diário para dar publicidade às ações do Poder Legislativo. “O Assembleia Informa evidencia a quantidade e a qualidade do trabalho produzido pela Assembleia. Além disso, tem o papel fundamental de mostrar a pluralidade das iniciativas dos parlamentares e a diversidade dos discursos em pauta no Plenário e nas comissões”, afirma.

Para o diretor de Comunicação Institucional da ALMG, José Geraldo de Oliveira Prado, o jornal é essencial para a interlocução entre parlamentares e assessores e é também uma fonte de informação para o público que visita a sede do Parlamento mineiro no dia a dia. “Traduzir temas difíceis e dar transparência ao trabalho da instituição também são papéis do informativo”.

Jornal é criado em contexto político conturbado

Além de informar diariamente os leitores sobre as iniciativas da Assembleia, manter a história do Parlamento viva é, segundo a servidora aposentada da Gerência-Geral de Imprensa e Divulgação (GID) Cristiane Pereira, uma das principais funções da publicação.

Redatora do Assembleia Informa no seu início e mais tarde gerente de Jornalismo e gerente-geral da GID, ela conta que a criação do jornal decorreu de um momento pós-Constituinte, em que o cenário político passava por um período de efervescência.

De acordo com Cristiane Pereira, havia a preocupação da Diretoria de Comunicação da época em implementar ferramentas que respondessem a essa nova fase. “Foi feita uma pesquisa e foi constatado que o público interno não conhecia bem o que se passava na ALMG”, rememora.

A ex-gerente lembra que a publicação nunca foi interrompida e desconhece outra instituição que tenha um jornal nesses moldes, sem nenhum tipo de terceirização.“O jornal envolve muita gente na preparação, além de muita responsabilidade”, destaca.

Primeiras edições - Redator do Assembleia Informa na época de sua criação, o jornalista e servidor aposentado Márcio Metzker enfatiza que, no início, o jornal era rudimentar.

“Os primeiros Assembleia Informa eram datilografados por nós em máquina mecânica com tipos enormes, daquelas usadas para escrever discursos para os deputados. A diagramação era muito limitada, a reprodução era xerográfica e não havia fotografias ou artes”, conta.

Metzker lembra que, cerca de dez anos depois, quando ele assumiu a Gerência de Jornalismo, a publicação já tinha evoluído muito desde os primeiros anos. Mas, ainda assim, outras modificações foram necessárias. Uma delas foi a utilização de fotos mais jornalísticas.

Leitores destacam importância do jornal

Na opinião do deputado Rogério Correia (PT), o Assembleia Informa exerce um papel relevante ao informar deputados, servidores do Legislativo, veículos de imprensa e população sobre a atuação parlamentar. “Muitas vezes, estamos focados no trabalho de alguma comissão específica e, ao lermos o informativo, nos inteiramos de todas as outras atividades da ALMG”, comenta.

O deputado João Leite (PSDB) também destaca a função do jornal de divulgar as ações da Assembleia. “Ao recebermos a publicação no gabinete, iniciamos mais um dia de trabalho cientes dos principais acontecimentos discutidos na ALMG. Com texto conciso, claro e bastante informativo, o Assembleia Informa promove a unificação das informações necessárias para o trabalho dos servidores”, acrescenta.

O assessor da Minoria Jorge Eduardo de Araújo Caixêta viu o informativo nascer. Trabalhando na instituição desde 1987, ele ressalta que o jornal logo ganhou papel importante.

“Em uma época em que o acesso à informação não era tão disseminado, passou a ser uma fonte de comunicação para a área parlamentar. Quando saía conteúdo sobre um determinado deputado, o gabinete o distribuía para suas bases”, explica.

Cobertura diária - A publicação traz, de segunda a sexta-feira, com exceção do recesso parlamentar e dos feriados, as principais informações sobre o trabalho dos deputados no Plenário e nas comissões. Ela oferece, ainda, a cobertura de eventos institucionais e de outras atividades que envolvem o Legislativo.

Também é possível consultar nas páginas do Assembleia Informa a agenda da ALMG, a pauta do Plenário, a síntese dos pronunciamentos dos oradores e a programação da TV Assembleia.

A tiragem de rotina é de 580 exemplares, que são distribuídos aos setores administrativos e aos gabinetes.