A mostra “O Democrático Carnaval de Belo Horizonte” fica em cartaz na Galeria de Arte até o dia 24 de fevereiro
A mostra foi produzida pelo Coletivo Cortina de Fumaça, formado por seis fotógrafos

Exposição reúne fotografias do Carnaval de Belo Horizonte

Em 2016, a movimentação de foliões e blocos na Capital teve um crescimento de mais de 200% em relação ao ano anterior.

02/02/2017 - 13:35 - Atualizado em 06/02/2017 - 14:10

A Galeria de Arte do Espaço Político Cultural Gustavo Capanema da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, a partir desta segunda-feira (6/2/17), a exposição “O Democrático Carnaval de Belo Horizonte”.

A mostra fica em cartaz até o dia 24 de fevereiro e as visitas devem ser realizadas de segunda à sexta, das 8 às 18 horas, exceto na segunda (6), que começa às 16 horas. 

Composta por cerca de 30 fotografias, a mostra evidencia a alegria da festa que tem se consolidado como uma manifestação cultural da população belorizontina e tem gerado ganhos culturais, turísticos e financeiros para a cidade.

Ela foi produzida pelo Coletivo Cortina de Fumaça, que é formado por seis fotógrafos mineiros: Hugo Azevedo, Júnior Conegundes, Leo Peixoto, Ruy Pereira, Thiago Fernandes e Vitor Macedo. O grupo atua com a proposta de produzir um acervo fotográfico de cenas, manifestações e comportamentos e de multiplicar o diálogo entre a fotografia profissional, autoral e artística.

Em 2016, a movimentação de foliões e blocos gerou uma renda de R$ 54,7 milhões para a Capital, o que significa um crescimento de mais de 200% em relação ao ano de 2015, que gerou R$ 16,4 milhões. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais em parceria com a Belotur.

Para 2017, ainda de acordo com a secretaria, já estão cadastrados 363 desfiles de blocos, que sairão entre os dias 11 de fevereiro e 1º de março de 2017. O número representa um aumento de 30% em relação ao ano passado.

Assembleia Cultural - A Galeria de Arte integra o Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

A iniciativa marca a atuação da ALMG na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e valorização da cultura mineira.

Galeria - A Galeria de Arte fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

Mais informações sobre a exposição.