Projeto de formação política é desenvolvido pela Assembleia Legislativa e PUC Minas, em parceria com câmaras municipais - Arquivo/ALMG

Parlamento Jovem de Minas 2017 inicia cursos de formação

Representantes de câmaras municipais e coordenadores devem se inscrever para participar das atividades em fevereiro.

25/01/2017 - 16:16

O Parlamento Jovem de Minas dá sequência ao seu calendário de atividades de 2017. Os próximos passos são o Curso de Formação Introdutória no dia 7 de fevereiro de 2017 e o Curso de Formação de Coordenadores entre 8 e 10 de fevereiro. Esse projeto de educação para a cidadania é desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e pela PUC Minas, em parceria com câmaras municipais.

Com o objetivo de abordar essa parceria, o primeiro curso será realizado entre 14 e 18 horas na Escola do Legislativo (ELE) e se destina a representantes das câmaras municipais.

As etapas de realização do PJ Minas, a sua matriz metodológica e o trabalho em rede serão outros assuntos tratados. Para participar, os interessados devem se inscrever entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro.

Coordenadores - Já o segundo curso, de formação de coordenadores, será organizado em quatro blocos na ELE. As inscrições devem ser feitas até esta sexta-feira (27). No dia 8 de fevereiro, o horário será das 14 às 20 horas e o conteúdo vai enfocar as diretrizes para a realização do projeto neste ano e a organização dos polos.

No dia seguinte, a primeira parte, das 8h30 às 12h30, vai abordar a gestão do PJ Minas 2017 e apresentar algumas boas práticas. Das 14 às 20 horas, os assuntos trabalhados serão o processo formativo da iniciativa, o tema e os subtemas da edição. No último dia de atividades, 10 de fevereiro, das 8h30 às 12h30, haverá uma dinâmica de discussão, elaboração e votação de propostas.

De acordo com a coordenadora estadual do projeto pela ELE, Fernanda Freitas, esse é o único encontro presencial com todos os coordenadores do PJ Minas nas câmaras municipais.

“Norteamos todo o trabalho que será realizado ao longo do ano. Além disso, vamos construir de forma conjunta o regulamento nos moldes dos eventos institucionais da ALMG e repassar o cronograma”, explica Fernanda.

Inscrições - As inscrições devem ser efetuadas pelo e-mail escola.eventos@almg.gov.br, da Escola do Legislativo, com os seguintes dados:

  • Nome completo;
  • Câmara municipal de origem;
  • Números de CPF e identidade;
  • Data de nascimento;
  • Endereço, com CEP;
  • Telefone e e-mail de contato.

A Escola do Legislativo fica na Avenida Olegário Maciel, 2.161, bairro de Lourdes, em Belo Horizonte.

Curso preparatório é realizado pela Escola do Legislativo

Outra atividade relacionada ao PJ Minas está em andamento. O curso online é dirigido a representantes de 24 câmaras municipais interessadas em participar do projeto pela primeira vez. Teve início no último dia 20 e prossegue até 3 de fevereiro.

A finalidade, segundo Fernanda Freitas, é possibilitar aos que não participaram da plenária estadual do ano passado terem o conhecimento dessa dinâmica e da amplitude do projeto. Para isso, será exibida a plenária, bem como disponibilizados fóruns e questões.

Câmaras interessadas que não fizeram sua inscrição nessa atividade devem manifestar o desejo de participar da edição de 2018, enviando mensagem para pjminas@almg.gov.br com o nome de dois representantes, telefone fixo, celular e e-mail. Dessa forma, serão incluídos no cadastro e receberão informações ao longo deste ano.

Ao todo, 16 câmaras já manifestaram esse interesse. Embora não participem efetivamente neste ano, elas já poderão realizar o projeto no âmbito municipal e ser convidadas para atividades com as cidades polo.

Pré-requisito - Esses três cursos são pré-requisitos para a participação da cidade no projeto em 2017. Cerca de 70 câmaras devem desenvolver a iniciativa neste ano.

Subtemas são definidos 

Estudantes do ensino médio e superior dos municípios mineiros participantes vão se debruçar nesta 14ª edição do PJ Minas sobre três aspectos relativos ao tema da “Educação política nas escolas”.

Os assuntos que serão discutidos são:

  • Educação política e currículo (subtema 1);
  • Interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens (subtema 2);
  • Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas (subtema 3).