Luciane Rabelo relata que seus filhos e enteados têm predileção pelas fontes da Praça Carlos Chagas
Praça entregue à população em outubro de 2015 ganha sinalização

Praça da Assembleia continua a receber melhorias

Mesmo depois da entrega oficial das obras de revitalização, intervenções têm sido feitas no espaço. Usuários aprovam.

05/01/2017 - 12:30

“Eles acordam e já perguntam que horas vamos para a praça”, conta a professora Luciane Rabelo Nogueira, 38 anos, sobre os filhos e enteados, com idades entre 4 e 9 anos. As crianças já vestem suas roupas de banho e se preparam para o auge do passeio: as fontes que refrescam o calor do verão na Capital mineira.

Essas fontes são algumas das novidades adquiridas graças às obras de requalificação da Praça Carlos Chagas (Praça da Assembleia), entregue oficialmente à população em outubro de 2015, e que acaba de ganhar nova melhoria, a sinalização.

Todo o trabalho tem sido feito pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que acompanharam de perto a empresa terceirizada contratada para a implantação das placas.

Foram identificados locais de recreação, monumentos, árvores e plantas e circuito de caminhada. A academia recebeu um painel com sugestões de exercícios de alongamento, aprovadas por uma das suas usuárias, a também professora Eliete Aparecida Dias Silva, 50 anos.

Eliete saiu de Araçuaí (Vale do Jequitinhonha) para passar as férias na casa do filho, que mora perto da Praça da Assembleia. Ela, que não abre mão de se exercitar, ficou encantada com a academia, outra conquista das obras de revitalização.

As benfeitorias não pararam com a entrega oficial da praça e, em dezembro, foi inaugurado um painel artístico atrás das fontes. Criado pelo arquiteto paisagista Roberto Burle Marx, com coautoria de seu discípulo e sócio Haruyoshi Ono, a estrutura integrava o projeto original da Praça Carlos Chagas, mas sua construção começou mais de 40 anos depois. A requalificação do espaço entregou o painel ao seu lugar de direito.

Revitalização proporciona de nova iluminação a bicicletário

A requalificação trouxe nova iluminação de LED (mais eficiente e econômica) à área, além de bebedouros, bicicletário e mesas de xadrez. O coreto também foi totalmente reformado, mantendo-se as características originais em função do tombamento do local.

O piso foi restaurado e reforçado em lugares por onde podem transitar veículos, como na antiga via de acesso. Dois playgrounds com piso emborrachado e brinquedos de madeira também foram implantados com a revitalização.

Outro aspecto que tem agradado aos visitantes é o novo paisagismo, com a renovação dos jardins e o plantio de árvores. "Os aparelhos da academia estão sempre na sombra, isso é fundamental", relata a servidora pública Regina Célia de Morais Bispo, 54 anos, que se exercita por ali.

Regina aprova as mudanças e destaca que sua única tristeza é que seus filhos, hoje adultos, não puderam brincar nas fontes quando frequentavam o lugar na infância. É a vez de outras crianças.

Manutenção – Os frequentadores da praça reivindicam que os órgãos responsáveis não abdiquem da manutenção do local. Eles indicam alguns espaços com pichações e defeitos e afirmam ser preciso repará-los o quanto antes, enquanto os problemas ainda são pontuais.

Planejamento - A requalificação da praça integra as ações do projeto Assembleia de Todos, que compôs a carteira de 2011/2012 do Direcionamento Estratégico da ALMG. A reforma levou em conta demandas dos moradores do entorno, que enviaram sugestões durante pesquisa realizada em 2011.