As deputadas Marília Campos e Rosângela Reis participaram da reunião preparatória

Abertura de evento para o Dia da Mulher será em 7 de março

Reunião preparatória na ALMG definiu também as quatro cidades que sediarão as audiências públicas no interior do Estado.

20/12/2016 - 13:08 - Atualizado em 20/12/2016 - 14:07

O lançamento das atividades que vão marcar o Dia Internacional da Mulher em 2017, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), será oficialmente realizado no dia 7 de março de 2017, a partir das 17h30. Na abertura, será apresentado o relatório final dos trabalhos da Comissão Extraordinária das Mulheres, que iniciou suas atividades em março de 2015. Haverá, ainda, palestra sobre o combate à cultura do machismo, além de apresentação artística.

As decisões foram tomadas nesta terça-feira (20/12/16), na terceira reunião preparatória para as ações. O encontro contou com a presença das deputadas Rosângela Reis (Pros) e Marília Campos (PT), além de representantes de diversas entidades da sociedade civil. As atividades para celebrar a data são organizadas pela bancada de mulheres da ALMG, em parceria com as entidades.

Também foi apresentado cronograma para a condução das atividades, definidos os temas, apresentadas sugestões de palestrantes e, ainda, proposta a formatação do ciclo de debates, previsto para o dia 8 de abril (sábado), das 9 às 17 horas, no Plenário da ALMG, como encerramento da programação.

A sugestão é de que, no ciclo de debates, sejam realizadas três mesas de discussão, uma pela manhã e duas à tarde. Alguns temas já foram definidos:

  • Educação da população contra a cultura machista;
  • O papel das escolas nas discussões relativas a gênero e no combate à cultura do machismo;
  • Combate ao machismo institucionalizado: como garantir a participação da mulher nas instâncias de poder;
  • Mulheres, diversidades e interseccionalidade;
  • Machismo ontem e hoje: a manifestação nas diferentes gerações.

Durante a reunião, também foram definidas as cidades-sede das audiências no interior do Estado. Foram propostos encontros em Montes Claros (Norte de Minas), Ipatinga (Vale do Aço), Araçuaí (Vale do Jequintinhonha) e Poços de Caldas (Sul de Minas).

A escolha das cidades-sede levou em conta o mapa da violência no Estado e o índice de feminicídio. Foram selecionados municípios que ficam próximos àqueles que apresentam altos índices de violência contra a mulher.

As condições logísticas para a organização e o potencial de mobilização e organização das mulheres nas regiões também influenciaram a seleção dessas localidades. A proposição inicial é de que essas atividades no interior sejam realizadas nas sextas-feiras do mês de março.

Mulheres reivindicam aprovação de PEC 16/15

Durante a reunião, as participantes teceram críticas à postura de alguns deputados, considerada por elas majoritariamente “machista e homofóbica”. Elas citaram como exemplo o fato de terem "aguardado por horas" para se reunir com lideranças do Legislativo e alegaram que as reivindicações foram tratadas com certo "descaso" por parte de alguns parlamentares.

Elas sugeriram que, em 2017, aumente a pressão para garantir a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 16/15, que visa a assegurar a presença de pelo menos uma mulher na Mesa da Assembleia, e a permanência da comissão que trata especificamente as questões e políticas públicas voltadas para as mulheres.

Nova reunião - Para prosseguir na organização dos eventos para o Dia Internacional da Mulher 2017, está agendada uma nova reunião preparatória no dia 31 de janeiro, às 9 horas, na sala de reuniões da Gerência-Geral de Projetos Institucionais da Assembleia.