Os empossados assinaram o termo de posse em solenidade realizada no Salão Nobre

Dois deputados tomam posse na Assembleia de Minas

Geisa Teixeira e Geraldo Pimenta reassumiram seus mandatos nesta terça-feira (20).

20/12/2016 - 14:19

A deputada Geisa Teixeira (PT) e o deputado Geraldo Pimenta (PCdoB) foram empossados nesta terça-feira (20/12/16) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A solenidade foi realizada no Salão Nobre, sob o comando do 1º-vice-presidente, Hely Tarqüínio (PV), e com as presenças do 1º-secretário, Ulysses Gomes (PT), e do também deputado Tiago Ulisses (PV).

Os empossados assinaram o termo de posse e apontaram suas prioridades para este novo período de atividades no Parlamento mineiro.

Geisa Teixeira reassume a vaga aberta com a renúncia do deputado Paulo Lamac, que foi eleito deputado estadual na mesma coligação, Minas para Todos (PT/Pros/PMDB/PRB), e agora foi eleito vice-prefeito de Belo Horizonte pela Rede.

A parlamentar esteve presente na ALMG durante praticamente toda metade da 18ª Legislatura, mas como suplente na vaga do seu colega de partido, Paulo Guedes, que se afastou para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas. Ela retorna agora como efetiva, podendo exercer seu mandato sem interrupções até 31 de janeiro de 2019.

Assistente social, Geisa Gomes Pereira Teixeira é natural de Varginha (Sul de Minas). Ela também é pós-graduada em Gestão de Responsabilidade Social e viúva do ex-prefeito de Varginha, Mauro Teixeira. Foi presidente da Fundação Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CDCA), da mesma cidade, entre 2001 e 2008.

Geisa Teixeira recebeu, nas eleições para deputado estadual em 2014, 42.220 votos. Na Assembleia, exerceu mandato como suplente entre 4 de fevereiro de 2015 e 20 de novembro de 2016.

“Fiquei afastada poucos dias, mas reassumo meu mandato com alegria, novo ânimo e novas ideias para dar sequência aos trabalhos em andamento junto aos municípios onde atuo. Meu foco sempre foi a área social, junto às famílias mais carentes, com atenção especial ao idoso e às mulheres, com a ajuda das comissões da ALMG”, afirmou Geisa Teixeira.

Ela também lembrou que seguirá na luta pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 16/15, que assegura ao menos uma vaga para cada sexo na Mesa da Assembleia.

Suplente – O médico Geraldo Santana Pimenta também ficou poucos dias ausentes da ALMG nesta 18ª Legislatura.

Após ocupar por um breve período a Secretaria de Estado de Turismo, assumiu uma cadeira no Parlamento mineiro primeiro como suplente do deputado Mário Henrique Caixa (anteriormente no PCdoB e agora no PV), entre 17 de abril de 2015 e 20 de novembro último, e agora como suplente de Ricardo Faria (PCdoB), ambos afastados ao assumir a Secretaria de Estado de Turismo.

Sua trajetória política está ligada a Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), onde foi duas vezes vereador, eleito em 2000 e 2004, e secretário municipal de Assistência Social, em 2008. Natural de Sabinópolis (Vale do Rio Doce), iniciou a carreira política no movimento estudantil e é filiado ao PCdoB desde 1979.

Geraldo Pimenta, que obteve 28.062 votos nas eleições de 2014, também promete dar sequência ao trabalho iniciado em 2015. “Vamos seguir na defesa dos direitos dos trabalhadores e da saúde. Os dois temas continuam como prioridade na minha agenda, em um momento em que estão ameaçados com essa discussão em torno da reforma da previdência e da limitação dos gastos públicos”, afirmou.

Ele também foi vice-presidente da Comissão de Esporte, Lazer e Turismo. “Esporte é saúde, é um remédio para muitos males e uma medida importante de garantia do bem-estar das pessoas”, defendeu.