Andreia Leal (centro) integra movimento que defende o uso mínimo de palavras para escrever poesias

Escritora Andreia Leal é homenageada na Assembleia

Deputados destacam a importância do trabalho da artista e escritora, que é vencedora do Prêmio Rio 2016.

07/12/2016 - 18:47

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou, nesta quarta-feira (7/12/16), a artista e escritora Andreia Donadon Leal, ganhadora do Prêmio Rio – Personalidade Cultural 2016, da União Brasileira de Escritores (UBE). A premiação contempla intelectuais e entidades que tenham participação ativa na cultura do País.

Andreia faz parte do Movimento Mineiro de Arte Aldravista, que defende o uso mínimo de palavras para escrever poesias. Ela também coordena o projeto Poesia Viva, responsável pela distribuição de 42 mil livros em várias cidades.

O deputado Thiago Cota (PMDB), vice-presidente da comissão e autor do requerimento para a realização da homenagem, parabenizou Andreia por sua trajetória literária. “Você é um grande exemplo de profissional e amiga. Que esse prêmio seja indicativo de uma longa jornada de sucesso”, afirmou. As deputadas Ione Pinheiro (DEM) e Celise Laviola (PMDB) também prestaram suas homenagens.

Em seus agradecimentos, Andreia Leal disse que uma das formas mais nobres de humanizar é através da poesia. “Lembro como foi assustador criar uma nova forma poética, e hoje conseguimos internacionalizar a poesia aldravista”, afirmou. “O escritor não se faz sozinho. O que eu escrevi, ao longo de 15 anos, é fruto de um trabalho conjunto com meus pais, irmãos e professores”, completou.

Ao final da reunião, os alunos da Escola Marphiza Magalhães Santos de Santa Bárbara (Região Central do Estado), onde Andreia desenvolve o projeto Poesia Viva, fizeram uma pequena apresentação para os convidados de uma canção de Natal.

Empresa Mineira de Comunicação - A comissão aprovou ainda requerimento de audiência pública do deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), para discutir a constituição da Empresa Mineira de Comunicação.