Comissão Especial emitiu parecer favorável à PEC que define o hino oficial do Estado

PEC sobre o hino de Minas Gerais já pode ir a Plenário

Proposta torna a música Oh, Minas Gerais, gravada em 1942, o tema oficial do Estado.

01/12/2016 - 17:59

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) já pode analisar, em 1º turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 41/15, que torna a música “Oh, Minas Gerais!” o hino oficial do Estado. A proposição, assinada por um terço dos membros da ALMG, sendo o primeiro signatário o deputado Isauro Calais (PMN), recebeu parecer favorável da Comissão Especial nesta quinta-feira (1º/12/16).

A PEC modifica o artigo 5° do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição Estadual, que prevê a realização de concurso pela ALMG para escolha do hino, até 31 de dezembro de 1992. Segundo Isauro Calais, dois concursos foram feitos, mas fracassaram porque as propostas não se enquadraram nas exigências. Além disso, o dispositivo perdeu a validade e o Estado ficou sem um de seus símbolos previstos no artigo 7º Constituição (os outros são bandeira e brasão).

A proposição também determina que a alteração do hino somente poderá ser feita por meio de concurso promovido pela ALMG e que tenha como tema a Inconfidência Mineira, o que já era previsto no artigo 5ª do ADCT.

O relator da PEC 41/15, deputado Anselmo José Domingos (PTC), destacou em seu parecer a “aceitação e legitimidade” da música “Oh, Minas Gerais!” para cumprir a finalidade de hino do Estado.

Composição – A canção “Oh, Minas Gerais”, adaptada da valsa napolitana "Vieni sul mare", foi originalmente composta por Eduardo das Neves para homenagear a incorporação do encouraçado “Minas Geraes” à esquadra da Marinha Brasileira, em 1910. Na década de 40, o compositor mineiro José Duduca de Morais, o De Moraes, alterou a letra e fez uma homenagem ao Estado. A canção foi gravada em 1942.

“Apesar de nunca ter sido oficializada como hino, já no início do século XX, ela era muito ouvida nas escolas e fazia parte do hinário distribuído nos estabelecimentos de ensino. Por isso, muitas pessoas já a associam como hino oficial do Estado, como se divulga em vários meios de comunicação”, reitera o parecer de Anselmo José Domingos.

“Só Minas Gerais e o Rio de Janeiro não têm hino oficial. Ele será tocado nos eventos esportivos, sociais e políticos”, completou Isauro Calais.

Conheça a letra da música “Oh, Minas Gerais!"

Oh! Minas Gerais
Oh! Minas Gerais
Quem te conhece
Não esquece jamais
Oh! Minas Gerais

 

Tuas Terras que são altaneiras
O seu céu é do puro anil
És bonita oh! terra mineira
Esperança do nosso Brasil
Tua lua é a mais prateada
Que ilumina o nosso torrão
És formosa oh! terra encantada.
És orgulho da nossa nação

(Refrão)

Teus regatos a enfeitam de ouro
Os teus rios carreiam diamantes
Que faíscam estrelas de aurora
Entre matas e penhas gigantes
Tuas montanhas são preitos de ferro
Que se erguem da pátria alcantil
Nos teus ares suspiram serestas
És altar deste imenso Brasil.

(Refrão)

Lindos campos batidos de sol
Ondulando num verde sem fim
E as montanhas que à luz do arrebol
Têm perfume de rosa e jasmim
Vida calma nas vilas pequenas
Rodeadas de campos em flor
Doce terra de lindas morenas
Paraíso de sonho e de amor.

(Refrão)

Lavradores de pele tostada
Boiadeiros vestidos de couro
Operários da indústria pesada
Garimpeiros de pedra e de ouro
Mil poetas de doce memória
E valentes heróis imortais
Todos eles figuram na história
Do Brasil e de Minas Gerais.

(Refrão)

Consulte o resultado da reunião.