A Cantata foi composta por 300 vozes de 19 corais de instituições mineiras. No repertório, 12 músicas, sendo cinco delas inéditas no evento
O deputado Adalclever Lopes saudou os presentes
O painel de Burle Marx é composto por imagens abstratas em alto-relevo e em baixo-relevo e por algumas fontes de água

Cantata da Assembleia renova o espírito do Natal

Plateia se emociona mais uma vez com espetáculo de vozes que celebra a união e a pluralidade no fim de ano.

01/12/2016 - 21:36 - Atualizado em 02/12/2016 - 14:47

Com ou sem a chuva comum nesta época do ano, a Cantata de Natal mostrou, mais uma vez, por que já faz parte do calendário cultural de Belo Horizonte. Desde o fim da tarde desta quinta-feira (1º/12/16), a plateia começou a se formar no Hall das Bandeiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para aguardar a grande apresentação da noite. A partir das 19 horas, 300 vozes de 19 corais de instituições mineiras deram um show natalino que emocionou pessoas de todas as idades, embaladas por canções populares e eruditas que celebram a data em todo o mundo.

Quem passava pela região também resolveu dar uma espiada. A fisioterapeuta Daniele Guieiro saía do pediatra a caminho de casa, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, quando o filho mais velho, de seis anos, viu a movimentação na Praça da Assembleia e pediu à mãe para descer do carro. “Muito lindo”, repetia Daniele, que também estava com sua filha mais nova, de apenas cinco meses.

Pouco à frente, Daniel, que virá ao mundo em breve, não tirou a disposição do casal Amanda Resende e Leandro Krause, que dividia um só guarda-chuva para não perder a cantata. Ela, grávida de nove meses e moradora do bairro Jardim América, contou que ficou sabendo do espetáculo pelo rádio. “É a primeira vez que a gente vem. Muito bonito”, emendou Leandro.

Mais do que a sombrinha, a aposentada Beatriz de Oliveira, de 80 anos, armou-se de uma cadeira de praia, já que mais de mil pessoas lotaram o Hall das Bandeiras e parte da praça. “Ótima essa cantata. Essas músicas descansam a gente”, disse Beatriz, feliz de participar da apresentação pela segunda vez.

Repertório trouxe canções inéditas

Aberta pelo presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), que saudou os presentes desejando harmonia e paz, a cantata trouxe em sua 10ª edição um repertório composto por 12 músicas, cinco delas inéditas no evento: Silent Night, de Franz Gruber e Joseph Mohr, que é uma das canções de Natal mais populares em todo o mundo; The Holy City, composta em 1892 por Stephen Adams; You Raise me up, de Rolf Lovland e Brendan Graham; Non nobis Domine, de Patrick Doyle, inspirada no hino da Ordem dos Templários durante as cruzadas, cantado em sinal de humildade; e Mary had a Baby, canção do Negro Spiritual, um gênero afro-americano que surgiu no tempo da escravidão, principalmente no final do século XVIII.

E não faltaram também Betelehemu, do músico nigeriano Babatunde Olatnjii; Quand Dieu naquit à Noël, música natalina tradicional francesa; Pot-pourri natalino, com arranjo de Leonardo Cunha; Gloria in Excelsis Deo, de Antonio Vivaldi; e as músicas Hallelujah, And the Glory e Sinfonia, que fazem parte do oratório O Messias, composto por Georg Friedrich Händel em 1741.

Os coralistas e os regentes foram acompanhados pela Orquestra de Câmara Opus. Participações especiais do cravista Antonio Carlos de Magalhães e da soprano Nabila Dandara também celebraram o espírito natalino de fraternidade e união que há dez anos a Assembleia divide com a população.

Participantes - Além do Coral da Assembleia, participaram da festa os corais Canarinhos de Itabirito, Coral AABB-BH, Coral BDMG, Coral Cidade em Canto (Cidade Administrativa), Coral Contas & Cantos (Tribunal de Contas), Coral da Copasa, Coral do Ipsemg, Coral do Ministério Público, Coral Encanto das Gerais OAB/CAA, Coral GREMIG/CEMIG, Coral Imprensa-ABT, Coral Jovem Sesc, Coral Jovens Cantores do Iemg, Coral Julia Pardini, Coral Vozes da Liberdade – MPF-MG, Coral Vozes das Gerais INSS/Receita Federal BH, Coral Vozes na Estrada – DER/MG, Vozes de Minas – Coral dos Correios.

Os regentes foram André Durval, Arnon Oliveira, Cleude William, Cristina Maria Miranda Bello, Daniel Rezende Lopes, Eliane Fajioli, Elza do Val Gomes, Eric Lana, Flávia Campanha, Guilherme Bragança, Karina Cunha Haddad Faria, Leonardo Cunha, Luiz Flávio dos Santos, Paulo Ricardo Castro Costa, Robson Lopes, Rodrigo Garcia, Sérgio Canedo e Vivian Assis.

Encerrada a Cantata – que entre contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Angelo Oswaldo, do ex-governador Alberto Pinto Coelho e vários deputados – a Orquestra Sinfônica da Polícia Militar apresentou o espetáculo “Um Momento Glorioso”, ao som de cem vozes, cinco solistas e 55 instrumentos.

Painel de Burle Marx é nova atração da Praça da Assembleia

Durante a Cantata de Natal, foi inaugurado na Praça da Assembleia o painel artístico criado em 1975 pelo arquiteto paisagista Roberto Burle Marx, tendo como coautor seu discípulo e sócio Haruyoshi Ono.

A obra, não realizada na época, foi incorporada, em 2012, ao projeto de requalificação do espaço. Foi produzida em concreto especial e fundida numa parede próxima à Igreja Nossa Senhora de Fátima, sendo agora mais uma atração da praça, reinaugurada em outubro do ano passado.

O painel é composto por imagens abstratas em alto-relevo e em baixo-relevo e por algumas fontes de água. Sua execução difere da original na dimensão e no revestimento (no lugar de pedras, usou-se o concreto). As adaptações foram sugeridas por Haruyoshi Ono.